A luz da segurança

 

Salmo 119.102-106
102 Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas.
103 Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.
104 Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
​106 Jurei e confirmei o juramento de guardar os teus retos juízos.

“Tu me ensinas” – No Hebraico Antigo, esta palavra “ensinar” é interessante. A raiz, em pictografia, tem o significado de “a mão do homem”. Quando alguém pedia uma informação sobre o caminho a seguir, alguém mostrava como dedo para onde ir. Esse direcionamento deu origem a essa palavra aqui descrita (yarah). A palavra de Deus nos indica o caminho sempre, dando a direção, trazendo sabor à vida, orientado a vivermos na verdade (e não na falsidade), e ilumina nosso andar. Não há insegurança quando se anda na palavra do Senhor.
Um dos versos mais conhecidos dos amantes da Bíblia é esse 105: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Com certeza ele expressa muito bem com uma imagem bastante clara, sobre o que as Escrituras fazem conosco: Iluminação, luz, lâmpada. 
Uma pessoa andando no escuro poderá tropeçar ou cair em algum buraco ou armadilha, mas se estiver segurando uma lâmpada, a luz emitida iluminará o caminho e trará a segurança necessária para a sua proteção.
Nos tempos antigos do Oriente havia também o perigo de se cair em algum esgoto a céu aberto ou excrementos na estrada. Por isso todos andavam com uma lâmpada; não era uma opção. 
Se olharmos para os nossos dias veremos que temos mais cuidado nas ruas e estradas, com o saneamento público, mas, infelizmente, isso não é verdade quando se trata da vida moral do povo. O progresso não melhorou as relações humanas e nem trouxe saúde para as palavras. Mais e mais há violência verbal, tratamento chulo, palavras vazias revestidas de intelectualidade. A palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é poderosa para iluminar nosso caminho para que evitemos cair nas imundícias de nosso tempo.
Disse sempre que o Salmo 119 traz uma referência à palavra de Deus em cada verso. É impressionante o poder dessas palavras para nos orientar no dia a dia. Leia a Bíblia!

Conheça a Igreja Trinity Online

Mensagem minuto.
Clique abaixo e ouça o podcast.