Eclesiastes 5:7 Com o incremento das mídias sociais todo mundo tem opinião sobre tudo e sobre todos. Não quero dizer com isso que todos erram ao fazer isso, pelo contrário. É um dever de cidadãos e de cristãos o posicionamento consciente sobre os fatos da vida.
Há, no entanto, muita gente que fala demais. Um ditado popular diz que quem fala demais dá bom dia a cavalo, mostrando que a pessoa fala tanto que nem avalia suas palavras e nem identifica quem as ouve. É um vício terrível que acaba por minar a boa comunicação. Salomão diz que tanto os muitos sonhos como as muitas palavras são vaidade (vazios), não constróem, não produzem o que se espera. Sonhar demais é deixar de viver a realidade. Falar demais é deixar de ouvir o outro e de sensibilizar-se. Tanto um como o outro causam dificuldades para quem assim age e para os que estão ao redor, porque vivem uma fuga, uma fantasia. O antídoto para os muitos sonhos é a realização. Ao colocar em prática os planos se vê o quanto a realidade é exigente. O antídoto para quem fala demais é ouvir, avaliar, ser empático (compaixão), ter uma atitude humilde. Quem fala demais, quando fica em silêncio, está apenas pensando em sua próxima enxurrada de palavras. Não ouve nem se preocupa. O cristão não vive na vaidade, porque edifica. Quem edifica vive a concretude dos valores de Deus na terra e não tem tempo para elocubrações. Viver a realidade exige presença. Ouvir exige presença. Sentir exige presença. Quem sonha demais e quem fala demais, jamais está presente às dinâmicas da vida e dos relacionamentos. Com amor Pr. Nasser Eclesiastes 7:10 Eu não me canso de recordar deste verso porque somos muito inclinados a pensar no passado, nas vitórias, nas boas coisas acontecidas, nos acontecimentos incríveis que presenciamos.
No entanto temos a tendência de, por causa disso, não avaliarmos as vitórias presentes e nem valorizarmos o que temos vivido. O lado complicado das lembranças é que nos recordamos apenas do que foi bom, e tendemos a nos esquecer das dores. Por isso, muitas vezes diante de decisões, tendemos a pensar no passado em como foi bom o que lá vivemos, como uma forma de fuga das angústias presentes. O dia de hoje é o dia que o Senhor nos fez e por isso devemos valorizá-lo. Esse dia é um novo dia, um tempo de sermos luz e sal na terra, de sermos bençãos para os que atravessarem nossos caminhos. Não é sábio pensar que os dias passados foram melhores, porque erramos na avaliação. Porque deixamos de lado o que não deu certo, o que foi ruim, o que nos fez sofrer, e fugimos em nossos pensamentos, para o passado. Essa viagem não é boa. Tenho experimentado por diversas vezes esse sentimento e descobri que é uma viagem perigosa. As pessoas de quem temos saudades, nem pensam em nós. O que realizamos no passado já foi esquecido por muita gente. Os chamados dias melhores, não foram melhores para muitos que, hoje, reclamam da gente. Em suma, o passado é uma perigosa viagem. Então, alegre-se no presente, olhe para a frente e seja um seguidor de Jesus. O que o Senhor permitir que você realize hoje, ficará nos registros do céu. Porque os registros da terra, não poucas vezes, são apagados pelos invejosos e de caráter duvidoso. Sirva a Cristo, não aos homens. Com amor Pr. Nasser Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras. Salmos 62.11,12 Diariamente nosso coração se dispõe a fugir da verdade, a ocultar as fraquezas, a acusar os outros pelas nossas próprias falhas, etc. A isso a Bíblia chama de natureza pecaminosa. Queremos focar no EU, ao invés de seguirmos com a visão de obediência a Deus.
O futuro será igual ou diferente, dependendo de nossas decisões. Se continuarmos a agir e a reagir como fazemos hoje, não teremos muitas surpresas quanto ao nosso crescimento pessoal e profissional. Se nos ativermos a uma avaliação positiva mas muito honesta de nós mesmos, poderemos alcançar diferentes resultados. O texto acima fala que o poder pertence a Deus. O que isso significa? Seria mais uma frase de efeito que dizemos sempre e não atentamos para o significado? No contexto do Salmo, essas palavras veem depois do verso 10: "Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração". Pessoas estavam vivendo sem ética. O que significa ganhar, reter, poupar, investir, tendo a Palavra de Deus como nossa base? Seria a riqueza fruto da desonestidade ou da propina? E o salmista diz: NÃO. Na verdade, o poder pertence a Deus e Ele é quem retribui a cada um segundo as suas obras. Não se esqueça disso: Deus vê, julga e retribui. Não há neutralidade na vida. Se fizer o que é errado, colherá o resultado disso. Se fizer o que é certo, colherá o resultado do que é certo. Não há confusão nisso, apenas a clareza de que O PODER PERTENCE A DEUS. O poder não está nas mãos de pessoas. O poder não está nas riquezas. O poder não está na influência ou na conectividade. O poder não está na tecnologia ou nas invenções. O Poder Pertence a Deus! Com amor Pr. Nasser Lamentações 3:39 Assumir os seus próprios erros é o princípio da cura. Enquanto entregamos aos outros a responsabilidade que é nossa, vamos de mal a pior. Os relacionamentos devem ser fundamentados em humildade e em reconhecimento de erros pessoais.
Você errou? Assuma. Você foi desatento? Confesse. Você pecou contra Deus? Fale diretamente com Ele, sob a mediação de Jesus Cristo. Adão era o responsável pelo jardim para o cultivar e o guardar. Não guardou quando a serpente entrou (o diabo), não guardou a integridade de sua esposa, por quem era responsável, e, quando o erro aconteceu e foi confrontado pelo Senhor, culpou a Eva. Foi, por isso, desculpado? Não! Pelo contrário, foi condenado e foi a porta da morte para toda a humanidade (Romanos 5.12). "Por que nos queixarmos da vida quando somos castigados por causa dos nossos pecados?" (NTLH). Pare de se queixar. Pare de culpar os outros. Assuma que errou e peça perdão. Com amor Pr. Nasser O rico acredita que as suas riquezas são uma defesa forte; eles imaginam que elas são um muro de segurança. Provérbios 18.11 ( tradução livre da NLT) Por séculos os ricos pensam que podem se esconder por detrás de suas riquezas, que são intocáveis diante dos problemas, e que suas vidas estão acima das demais pessoas.
O que não avaliam bem é que tudo na vida é passageiro e que o poder fictício que as riquezas promovem, é também uma armadilha imensa. Não é errado ser rico. Mas confiar que as riquezas serão seu porto seguro, é, no mínimo, uma irresponsabilidade. Há vários casos na história de pessoas que usaram as riquezas para o bem do próximo, que viveram com o suficiente e não alteraram o seu estilo de vida por conta do ingresso financeiro abundante. Apenas entenderam que deveriam usar o que conseguiram para melhorar o mundo. No Brasil os casos de enriquecimento ilícito são escabrosos. Milhões de pessoas acabam sofrendo por conta de alguns que se entendem acima do bem e do mal, do certo e do errado. Mas, voltando para a Bíblia, Salomão, que foi riquíssimo, entendia que as riquezas podem, também, ser uma armadilha: Provérbios 23:5 Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus. Os valores fundamentais para a vida saudável devem estar no coração tanto do pobre como do rico. Honestidade, amor ao próximo, verdade, justiça, são apenas alguns desses valores. Ganhar dinheiro honestamente não é fácil, exige trabalho duro, dedicação e sacrifício. E quando isso acontece, o dinheiro é como um prêmio pela capacidade, pelas virtudes que foram aplicadas na jornada. Agora, o dinheiro tem que ser servo de quem o ganha, e não patrão. Quem serve ao dinheiro, não pode servir a Deus. Jesus Cristo, nosso Senhor, nos ensinou isso: Mateus 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Fica a dica. Pr. Nasser Proverbs 18:7 "And the more you stay focused on negative words and thoughts, the more you can actually damage key structures that regulate your memory, feelings, and emotions. You may disrupt your sleep, your appetite, and the way your brain regulates happiness, longevity, and health. That's how powerful a single negative word or phrase can be". (Newberg, Andrew and Waldman, Mark Robert - Words can change your brain).
In this book, there is a different path highlighted by the authors: Words can change our brain. We know that our brain generates the words, but the other way around is pretty interesting: what we say can damage the brain structures and generate unhappiness. Solomon, in his proverbs, said the same thing: The mouths of fools are their ruin; they trap themselves with their lips. NLT What is said may end up with joy. What is said damages life; damages the soul. We need to say more positive words for the brain to change its connections. We have to alter the way we see the world and start saying words of life, words of encouragement, joy, contentment, positivity. Our thoughts are powerful. What we allow to stay in our mind will damage our internal and external relationships. Internal because we get sick, and external because we can lose the chance of healthy relationships. So we need to pray as the psalmist in Psalms 141:3 Set a guard, O LORD, over my mouth; keep watch over the door of my lips!" Again and again, the Bible is right. Whoever meditates in it has more opportunity to experience the best of life, even in the midst of crisis and struggles. With love Antonio Nasser |
Conheça a Igreja Trinity OnlineMensagem Minuto.
|
Pensamentos Essenciais"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." |
Contact Us |