Salmo 119:108 Pense na boca em si. Um órgão do corpo que tem um formato interessante e que define bordas. É frequentemente usada para outros sentidos não humanos, como a boca da calça, a boca do abismo, etc. De qualquer maneira, o salmista utiliza o termo "lábios" para as suas declarações, sem perder de vista que uma boca guarda, internamente, conteúdo. Essa visão metafórica nos ajuda a entender o texto.
Ele fala de "espontânea oferenda dos lábio"s, ou seja, seu pedido a Deus é que o que sai de dentro de sua vida em palavras seja agradável a Deus. Para ser agradável a Deus é preciso saber o que dizer, qual o conteúdo certo. Por isso ele pede que Deus o ensine sobre os seus juízos. A palavra "ensinar", no Hebraico antigo, tem um sentido interessante. Imagine um pecuarista de milênios atrás, levando um boi a puxar um arado ou a carregar algo. O homem ficava com uma vara na mão instigando o boi para que fosse para o caminho desejado. Essa figura é a figura do ensino que temos até hoje. Não se trata de instigar negativamente, mas de levar a pessoa a um caminho que não lhe é o costumeiro. Alguém que não tem polidez precisa ser ensinado a viver em comunidade; alguém que não conhece uma profissão, precisa ser ensinado a ela, costumeiramente sob certo sofrimento. Pense na figura: o salmista diz ao Senhor que "naturalmente" não segue os juízos de Deus mas pede que o Senhor o conduza, o leve a um viver agradável a Ele. Quando há um litígio entre duas pessoas, espera-se que alguém "julgue" aquele caso. O ato de julgar é o juízo. O juízo é baseado em justiça. O que agrada a Deus e que sai de nossos lábios? A justiça (retidão, direção, vontade) de Deus. Salmo 119.107 O salmista entende que sem alimento ele poderá morrer. Esse é o sentido da palavra "vivifica-me". Ninguém vive sem comida e nem sem os elementos fundamentais como oxigênio e água. O corpo humano precisa ser alimentado para poder não apenas viver mas recuperar forças em tempos de cansaço.
A aflição cansa a gente. Qualquer tristeza ou depressão cansa o corpo também. Há uma necessidade de tratamento, de cura, para que a normalidade retorne à vida. O que dá alimento constante e saudável que energiza o ser inteiro, é a palavra de Deus: Salmo 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Salmo 107:20 Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal. Há um poder que emana da voz de Deus, registrada nas Escrituras Sagradas (a Bíblia) que levanta os mortos espirituais e restaura os feridos. O alimento do espírito humano é a Palavra de Deus, assim como a comida dá força ao corpo. Como o alimento é diário, e precisa ser, a Bíblia deve ser "comida" diariamente para que Deus vivifique nosso interior. Há uma crise aqui neste verso: Estou aflitíssimo... Assim ficamos quando passamos por crises internas e externas. E a solução é sermos reavivados, vivificados, restaurados pela Palavra de Deus. Salmo 119.102-106 "Tu me ensinas" - No Hebraico Antigo, esta palavra "ensinar" é interessante. A raiz, em pictografia, tem o significado de "a mão do homem". Quando alguém pedia uma informação sobre o caminho a seguir, alguém mostrava como dedo para onde ir. Esse direcionamento deu origem a essa palavra aqui descrita (yarah). A palavra de Deus nos indica o caminho sempre, dando a direção, trazendo sabor à vida, orientado a vivermos na verdade (e não na falsidade), e ilumina nosso andar. Não há insegurança quando se anda na palavra do Senhor.
Um dos versos mais conhecidos dos amantes da Bíblia é esse 105: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Com certeza ele expressa muito bem com uma imagem bastante clara, sobre o que as Escrituras fazem conosco: Iluminação, luz, lâmpada. Uma pessoa andando no escuro poderá tropeçar ou cair em algum buraco ou armadilha, mas se estiver segurando uma lâmpada, a luz emitida iluminará o caminho e trará a segurança necessária para a sua proteção. Nos tempos antigos do Oriente havia também o perigo de se cair em algum esgoto a céu aberto ou excrementos na estrada. Por isso todos andavam com uma lâmpada; não era uma opção. Se olharmos para os nossos dias veremos que temos mais cuidado nas ruas e estradas, com o saneamento público, mas, infelizmente, isso não é verdade quando se trata da vida moral do povo. O progresso não melhorou as relações humanas e nem trouxe saúde para as palavras. Mais e mais há violência verbal, tratamento chulo, palavras vazias revestidas de intelectualidade. A palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é poderosa para iluminar nosso caminho para que evitemos cair nas imundícias de nosso tempo. Disse sempre que o Salmo 119 traz uma referência à palavra de Deus em cada verso. É impressionante o poder dessas palavras para nos orientar no dia a dia. Leia a Bíblia! |
Conheça a Igreja Trinity OnlineMensagem Minuto.
|
Pensamentos Essenciais"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." |
Contact Us |