Como sopa fervente

Envergonhados sejam os soberbos por me haverem oprimido injustamente; eu, porém, meditarei nos teus preceitos. Voltem-se para mim os que te temem e os que conhecem os teus testemunhos. Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado. 
​Salmos 119.78-80


Uma das declarações bíblicas que atacam os soberbos é essa:  Tiago 4.6
“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

No salmo 119.78 a palavra hebraica para soberba é ZED. A raiz tem o significado tanto de presunção quanto de uma “sopa fervente”. Eu gosto demais dessas figuras apresentadas pelo Hebraico, porque uma sopa que ferve dá a idéia de como a soberba é visível, destruidora, presunçosa. O caminho para que estejamos protegidos contra a soberba é, nesse Salmo, apresentada no verso 80: “Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado”.
Por “irrepreensível” compreende-se o ser “inteiro”. Isso significa que o pecado da soberba deixa buracos na alma. O ser inteiro, pleno, reto, é ser uma pessoa que trata com os seus erros de forma séria e comprometida com Deus, em arrependimento e mudança de vida.

Ser irrepreensível não é ser perfeito. Ser irrepreensível é ser uma pessoa que não pode ser repreendida porque foi perdoada ao pedir perdão a Deus e mudar de atitude. O caminho para não ser envergonhado na vida, é ser irrepreensível diante de Deus (por seu relacionamento com Jesus Cristo e sua expiação de pecados) e diante das pessoas. Veja que entre o verso 78 e o 80 há um conteúdo maravilhoso para nos livrar da soberba:  “Voltem-se para mim os que te temem e os que conhecem os teus testemunhos”.
O temor do Senhor nos leva à humildade, ao coração que conhece a Palavra de Deus e nela descansa. Quem não teme a Deus vive de si para si, só maquinando benefícios pessoais.

O salmista busca a Deus, se esconde nEle e medita nas Escrituras, para poder suportar aos ataques dos presunçosos, que se levantam como donos da verdade, como sábios em tudo e que destróem tudo o que aparece em seu caminho. O exemplo de Jesus Cristo, nosso Senhor, precisa ser seguido constantemente: Mateus 11.29
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. (grifos meus)

Que seja assim
Pr. Nasser

Conheça a Igreja Trinity Online

Mensagem minuto.
Clique abaixo e ouça o podcast.