Pensamentos Essenciais - Pr. Nasser
  • Blog
  • Media
    • Videos Holy Hour
  • Bio
  • Fale Comigo
  • Recursos
  • Igreja Online
  • Blog
  • Media
    • Videos Holy Hour
  • Bio
  • Fale Comigo
  • Recursos
  • Igreja Online
Imagem

pensamentos essenciais

canal da Igreja Trinity no youtube

Deus na vida. Sl 119.68

26/9/2017

Comentários

 
Imagem
Salmos 119.68
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.
​Marcos 10:17,18
E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 
Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.

O homem rico busca ajuda para aliviar suas culpas e dores desejando saber o que fazer para herdar a vida eterna. Assim muitos querem, também, saber qual é o segredo da felicidade eterna e qual caminho tomar para chegar lá.
A resposta de Jesus é uma pergunta, em primeiro plano, que põe em xeque a compreensão daquele homem:
- por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.

Deus é bom e faz o bem. Essa declaração do salmista é utilizada por Jesus, o Filho de Deus, o Deus encarnado, o Senhor e Salvador. O rico homem deveria conhecer a Deus e não buscar mais atividades religiosas. Não é o que fazer, mas a quem conhecer!

A resposta do salmista à declaração que fez é uma só: porque Tu és bom, ensina-me os Teus estatutos. Quero aprender a agir em bondade e não buscar o meu próprio bem-estar. Quero aprender com o Senhor, no caminho da vida, e descobrir os valores que não são aqui da Terra.

O homem rico, na sequência do texto, ao ser ensinado por Jesus a praticar os mandamentos, disse que agia assim desde a sua juventude. Sua compreensão da vida estava na prática dos mandamentos, mas... será que realmente os cumpria?
Então, o Senhor Jesus o desafia:
- E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. (​Marcos 10:21)
Aquele homem, assim como muitos hoje, estava longe da real compreensão sobre as questões espirituais: 
1. Não conhecia ao BOM Deus, ainda que buscasse praticar os Seus mandamentos;
2. Não compreendia a razão dos mandamentos existirem, ou seja, a BONDADE de Deus.

O salmista resume: Tu és bom e fazes o bem. 

O homem rico não compreendeu isso, por isso Jesus o AMOU, e o desafiou a dar o que tinha aos pobres. Ou seja, não há bondade sem Deus e não há Deus na vida, sem a prática da bondade.
​- Ensina-me os Teus decretos...

Com amor
Pr. Nasser
Comentários

Para além da Visão. Sl 119.67

22/9/2017

Comentários

 
Imagem
Salmos 119:67
Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
Imagine uma terra sendo preparada para a plantação. Os sulcos são abertos para receberem as sementes. O agricultor está em pé, olhando para os sulcos formados e também forma uma depressão entre os seus olhos por olhar atentamente.

A palavra "anah", traduzida aqui como "afligido", tem sua raiz nesse olhar do agricultor. Um olhar que procura saber se tudo está certo com a sua terra. Um olhar que cria um sulco entre os olhos.
O salmista diz que essa aflição lhe trouxe uma grande benção: mas agora guardo a tua palavra. Antes andava errado, antes havia pecado em sua vida, mas agora há um novo caminho a ser percorrido.
Entre ambas as situações, a aflição é que gerou a beleza de uma nova vida. Assim tem sido também para muita gente. Um sofrimento que traz arrependimento, gera uma vida nova. Uma dor que nos leva aos pés de Cristo, traz uma nova vida. A plantação acontecerá e a colheita será maravilhosa.
Os sulcos são pressões, humilhações na vida, que geram uma necessidade de mudança. A mesma palavra é utilizada em Deuteronômio 8.3 e é traduzida por humilhar:
"Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem".

Essa humilhação trouxe benção, uma nova visão de vida, novos valores e caminhos serenos. Deus é quem nos sustenta, quem nos carrega no colo quando não temos mais forças. Ele nos humilha através das situações desta terra que são tão aflitivas. Ele permite que tenhamos esses sulcos para nos recordarmos das Suas palavras e a guardarmos no coração.
O que realmente vale a pena está além da visão.
Com amor
Pr. Nasser
Comentários

Ação e Reação. Sl 119.65,66

20/9/2017

Comentários

 
Imagem
Salmos 119.65,66
Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
​Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.
O apóstolo João escreveu:
Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1João 4.9
Se apenas reagirmos às ações de Deus em nossas vidas, já teremos feito muito bem para nós mesmos e para a sociedade.
O bem que Deus nos faz é o primórdio do relacionamento. O amor que Deus nos dá, também o 
é. Assim, o que fazemos é tentar reagir da mesma maneira às expressões carinhosas e santas do Senhor.

A sociedade atual odeia a Deus. Isso não é novo, pois a história nos relata os absurdos nessa área. O ódio é tanto, cumprindo o que Paulo, o apóstolo, diz em 2Tes 2.3,4, sobre uma das características do antiCristo:
"Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus". (grifos nossos).

Se um comediante quer ser engraçado, fala de Deus e de Jesus de modo jocoso. Se uma exposição quer ser conhecida, traz imagens e "artes" com motivos de Cristo. Se algum movimento quer aparecer, fomenta algo religioso ligado à cruz ou aos evangelhos.
Enfim, a estratégia do diabo é a mesma: "Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo". Is 14.13,14.

Ou seja, ao invés dos seres humanos seguirem a reação natural ao chamado amoroso de Deus, unem-se ao inimigo e reagem com ódio à cruz. Bem, o apóstolo Paulo já havia nos avisado:
"Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas". Fil 3.17-21

Os inimigos da cruz vociferam, reagem de modo violento contra os seguidores de Jesus Cristo, e ainda acreditam, piamente, que vivem a melhor de todas as verdades, mas o destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia...,

O salmista no Salmo 119 diz: Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
​Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos,
e claramente declara em alto e bom som: Deus me tem feito o bem, eu quero viver os seus mandamentos, conhecê-lo mais, viver para Ele. Assim vivem os que há muito deixaram de reagir negativamente ao amor de Deus e a Ele se entregaram de todo o coração. De soldados do inimigo, se converteram em discípulos de Cristo.

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

Entre o já e o ainda não. Sl 119.64

19/9/2017

Comentários

 
Imagem
Salmos 119:64
A terra, SENHOR, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos.
A palavra bondade, aqui nesse verso, é raiz da palavra Betesda, que descreve, no Novo Testamento, a cura de um paralítico (João 5). Betesda significa "casa de misericórdia" ou "bondade". Mas a mesma palavra no Hebraico, também significa "vergonha", "reprovação", "pena". Vê-se que a Casa da Bondade também é a Casa da Vergonha, para onde os doentes eram levados, reprovados pela sociedade. Ali houve graça, bondade e misericórdia.

Diz o salmista que a terra está cheia da Bondade de Deus. Se usarmos a mesma linha de raciocínio poderemos nos referir às palavras de Paulo aos Romanos: "...mas onde abundou o pecado, superabundou a graça" (5.20), que traz essa mesma oposição de significados. Onde há muito pecado, vergonha e desgraça, há uma certeza: Deus age com bondade, misericórdia, e graça. Esse paradoxo é real em nossa vida, sempre.

A terra está cheia de tristeza e desgraça, de angústia e dor. A essa mesma Terra, veio o Senhor Jesus trazendo a Sua bondade e graça, transformando a desesperança, em esperança e fé. Diante de tanta dor existente em nosso mundo, há sempre uma mensagem que prevalece: Deus enviou o Seu Filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por Ele.

Trabalhamos tanto para termos um "lugar ao Sol", mas Deus trabalhou demais, através de Seu Filho, para vivermos eternamente. Não mais um espaço na terra, mas uma nova terra, inteiramente resgatada e renovada pelo Seu poder e Presença.

Por isso o salmista pede: ensina-me os teus decretos.  
Para podermos viver nesse paradoxo entre o temporário e o eterno, entre o sofrimento e a cura, temos que renovar a nossa mente através do estudo sistemático e devocional das Escrituras Sagradas. Somente quando nos convertemos a um novo modo de pensar, entendemos que a bondade de Deus nos ajuda a viver nesse vale de dores, e que a graça do Senhor Jesus é quem nos liberta do tanque dos desvalidos.

A graça de Cristo é plena e verdadeira, real e edificante. Em Cristo podemos viver nesse mundo com o coração no céu esperando nosso resgate eterno e pleno, no dia que Ele quiser.
Com amor
Pr. Nasser 
​
​
Comentários

Amigos e Tementes. Sl 119.63

5/9/2017

Comentários

 
Imagem
Salmos 119:63
Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.
Eclesiastes 4.9,10
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 


O verso 63 do Salmo 119 nos apresenta uma verdade muito importante: amizade verdadeira tem sua base sólida em princípios eternos.
Chamamos de amigos aqueles a quem conhecemos, com quem trabalhamos, com quem saímos em programações. Mas será que realmente eles são amigos?

A amizade verdadeira precisa de um elo de ligação entre as pessoas, e esse elo é o temor do Senhor.
As amizades ligadas apenas por interesses pessoais ou trabalho ou mesmo afinidade, têm um limite de ação e, muitas vezes, são trituradoras de vida e santidade. Veja, por exemplo, os amigos que saem para beber, ou aqueles que estão juntos apenas quando há interesse financeiro.
O salmista, entretanto, introduz um novo conceito: amizade com aqueles que temem a Deus. 
O Senhor Jesus Cristo chamou seus discípulos de amigos: 
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer". Jo 15.13-15.
 
O que caracterizava a amizade de Jesus com os discípulos?
a. Amor verdadeiro e sacrificial. 
b. Obediência ao Senhor
c. Comunicação aberta e franca sobre Deus e a Sua palavra.

Veja que essas características só subsistem no ambiente do temor do Senhor. Sem isso, não há amizade. Há companheiros/conhecidos que se unem por afinidades.

Não é o que define o salmista.

Com amor
Pr. Nasser
​
Comentários

    Conheça a Igreja Trinity Online

    Igreja Online

    Mensagem Minuto.
    Clique abaixo e ouça o podcast


    Visite abaixo mensagens essenciais:

    Janeiro 2021
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Outubro 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011
    Maio 2011
    Abril 2011

Pensamentos Essenciais

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória."
Colossenses 3.1-4 - RA

Contact Us