97 Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia! Na prática, o que significa andar nos caminhos descritos na Bíblia?
Para muitos, é o consolo que as Escrituras trazem, e isso é totalmente verdade. No entanto a Bíblia nos ajuda a termos SABEDORIA, e sabedoria tem a ver com o "como viver". O Salmista declara que fica mais sábio que os inimigos, mais do que os mestres e mais do que os idosos. Interessante a abordagem, porque: a. Ser mais sábio do que os inimigos o livra dos perigos, e se mantém protegido e saudável; b. Ser mais sábio do que os mestres o leva a sair da teoria e viver intencionalmente os ensinamentos de Deus; c. Ser mais sábio do que os idosos é declarar que toda a sabedoria experimentada da vida, não se aproxima da sabedoria adquirida diretamente de Deus. Os caminhos do mundo são de maldade e egoísmo, de interesses escusos e abusivos. Viver é uma aventura e tanto e o necessário é ter algum mapa que nos proteja. Este mapa é a Bíblia, a Palavra de Deus. O salmista diz que medita nela o dia todo. É como ter um farol que ilumina o caminho, uma lâmpada que esclarece onde pisamos. Saber o que Deus quer é uma coisa. Saber e obedecer, é outra: "De todo mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua palavra". Observar é estar atento, tomar precaução, tomar cuidado, etc. Essa é a base para a obediência. Observar o que Deus nos ensina nas Escrituras é levar tão a sério como à própria vida. Um outro significado de observar é guardar. Por exemplo, Adão foi colocado no jardim para o "guardar". Qual é a relação de observar com guardar, proteger? Os pastores, à noite, precisavam proteger o seu rebanho dos predadores. Então construíam um curral para que todos os animais estivessem "guardados" e, consequentemente, protegidos. O rebanho estaria constantemente sob os olhos do pastor, tanto para o alimento, quanto para a proteção. Observar as Escrituras e guardá-la no coração, nos protege totalmente, de perigos constantes, de más intenções, de "predadores da verdade". Somos um rebanho que pode descansar porque o Pastor Bondoso está sempre atento. O que precisamos é nos submeter a esse cuidado. 94 Sou teu; salva-me, pois eu busco os teus preceitos. A força do relacionamento é o pertencimento. Humanos pertencem a famílias, grupos de interesse, de trabalho ou de esportes. Com Deus o pertencimento é a base da fé, porque estabelece a filiação. Somos filhos de Deus, se nEle cremos.
João (1.11-14) deixou claro que: (JESUS) "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai". JESUS é o Unigênito do Pai, ou seja, o filho único, mas ao ressuscitar é chamado de "primogênito de entre os mortos" (Ap 1.5), o que indica que outros filhos seriam chamados de filhos de Deus e também ressuscitarão no último dia. Ser filho ou filha requer fé. Não é para quem nasceu nesta ou naquela família, mas para quem crê o nome do Senhor. Essa filiação é por adoção, não por criação. O relacionamento advindo deste pertencimento à família de Deus gera uma intimidade com a Palavra do Senhor. Temos visto que cada verso do Salmo 119 tem alguma referência aos mandamentos, preceitos, estatutos, etc. Neste verso 96 a intimidade com a Palavra de Deus gera uma admiração sem precedentes. Por isso os que creem na Bíblia e a leem devocionalmente ficam reféns desta atitude de respeito sem fim. Diz o salmista: "Tenho visto que toda perfeição tem o seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado." O sentido raíz da palavra "perfeição" é "completo". Uma terra arada e plantada dará frutos que estarão "perfeitos" para a colheita. A idéia não é a perfeição sem defeitos, mas aquilo que é completo. Nesse sentido até o que é completo tem limites, mas jamais a Palavra de Deus. Nela encontramos tudo o que precisamos, sempre: Deuteronômio 29:29 "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei". Salmos 119 As aflições são comuns em nossa vida. Pense no homem do passado que vivia somente em função de sua plantação. Desde arar a terra até o tempo da colheita, teria que manter seus olhos fixos na terra. De igual maneira seu gado precisava de atençao constante. Por isso muitas vezes contava com um abrigo que construia para ficar longe do brilho do sol e poder ver com tranquilidade a sua produçao.
Essa é a raiz da palavra "aflição", aqui descrita. Portanto ao olhar atentamente para o seu trabalho, o homem produziria um sulco entre os olhos. Essa depressão gerou o sentido de estar aflito ou deprimido. O que nos ajuda a vencer as aflições do mundo é estarmos imersos na Palavra de Deus. Ela nos dá direção, consolo, esperança e nos ajuda a enfrentar as dores que temos na Terra. Seguir nosso coração, ou as tendências da sociedade são erros crassos, determinados ao fracasso. Seguir as Escrituras Sagradas é a força que nos leva a uma vida de vitórias. Uma pergunta que precisa sempre ser feita é: O que tem me levado a sentir essa aflição? E então buscar resolver as causas de forma sistemática. Querer só tratar as consequências poderá nos levar a hábitos prejudiciais. É como sempre tomar remédios para dores, sem saber o que causa as dores. Andemos em total seriedade com a Palavra de Deus, pois ela nos levará a conquistas e soluções que nem sequer havíamos pensado existirem. |
Conheça a Igreja Trinity OnlineMensagem Minuto.
|
Pensamentos Essenciais"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." |
Contact Us |