Pensamentos Essenciais - Pr. Nasser
  • Blog
  • Media
    • Videos Holy Hour
  • Bio
  • Fale Comigo
  • Recursos
  • Igreja Online
  • Blog
  • Media
    • Videos Holy Hour
  • Bio
  • Fale Comigo
  • Recursos
  • Igreja Online
Imagem

pensamentos essenciais

canal da Igreja Trinity no youtube

Prega a Palavra

31/5/2011

Comentários

 
"Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino". 2Tim 4:1,2

Grande desafio este. Pregar a Palavra é anunciar "tudo o que vos tenho ordenado (JESUS)" Mateus 28:20. A proclamação da Verdade de Deus, das Promessas, dos Mandamentos, dos testemunhos, etc...
Pregar a Palavra não é ensinar as ciências deste mundo, mas os princípios do céu. Veja que a conexão está entre pregar, admoestar, repreender, exortar com toda longanimidade e ensino. E tudo deve se basear na Bíblia, ou seja, na Palavra de Deus. Veja os significados das palavras acima:
Admoestar: Expor, trazer à luz para convencer
Repreender: Censurar severamente com honra à pessoa
Exortar: Chamar para perto para encorajar

Assim devemos agir como cristãos nesta terra. Cuidado com as heresias que se agigantam em nossos dias. Leia e medite, estude e pratique a Palavra.
Com amor
Pr. Nasser


Comentários

Palavra boa, palavra de encorajamento.

30/5/2011

Comentários

 
Prov 12:25 A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.

Fico pensando em quanta gente tem perdido a oportunidade de encorajar o seu próximo com palavras de amor e consideração e não o fazem. O mundo está adoecido pela ansiedade que abate, entristece, deprime. A Palavra de Deus nos diz que uma boa palavra alegra o cansado.
Não espere a pessoa morrer para você então falar bem dela. Fale hoje, abençoe hoje, encoraje hoje.
Uma palavra boa pode levantar uma vítima da ansiedade.
Pense nisso e aja!
Com amor
Pr. Nasser


Comentários

Plante para o porvir...

26/5/2011

Comentários

 
"Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz." Salmo 37:37

O importante não é o dia de hoje, apenas, mas o porvir. O que acontecerá no futuro tem muito a ver com nossas decisões hoje. Não olhe para o hoje como se fosse o último dia, mas como um investimento para o seu amanhã.
O íntegro, segundo o Salmo, tem um porvir feliz. E por que? Porque teme a Deus, anda em Seus caminhos e se delicia em Seus estatutos.
O que diferencia o ímpio do justo é que este último vive para agradar a Deus. E aqui está a sabedoria: quem vive para si, colhe corrupção e amargura. Quem vive para Deus, colhe as Suas promessas, que são eternas.
O ímpio é o que vive sem lei, sem levar em conta que há um Deus que tudo vê e em tudo é Soberano. Suas Palavras são santas e verdadeiras, prontas para fazerem efeito na vida do obediente. Quem vive sem lei planta desrespeito e colhe tribulações.
Pense antes de agir. Pense antes de tomar uma decisão: Pergunte para Deus o que Ele quer, o que Ele programou...
A Bíblia é a resposta e lhe dará o caminho certo.
Pense, decida com sabedoria e colha um feliz porvir.
Bençãos
Pr. Nasser

Comentários

Este é o meu Rei...

24/5/2011

Comentários

 
Este texto faz parte da pregação do Pastor Lockridge, falecido em 2000 e que pregou em 1976 em Detroit um sermão intitulado: That´s my King. Espero que você seja muito abençoado com a leitura do mesmo, como eu fui. Creio que em todas pregações deveríamos glorificar o nome de Jesus, falar dEle, exaltar a Sua vida, morte e ressurreição.

“Meu Rei nasceu Rei. A Bíblia diz que meu Rei é o Rei do Judeus, Ele é o Rei de Israel, Ele é o Rei da Justiça, Ele é o Rei de Todos os tempos, Ele é o Rei do céu, Ele é o Rei da glória, Ele é o Rei dos reis e é o Senhor dos senhores! Este é o meu Rei. Eu gostaria de saber: você o conhece?

O meu Rei é um rei soberano. Não há medida para medir seu amor ilimitado. Nenhum poderoso telescópio poderá trazer à visibilidade  nem uma pequena parte de Seu estoque de suprimentos. Nenhuma barreira pode impedi-lo de derramar as Suas bênçãos. Ele é  forte para sempre… Ele é totalmente sincero… Ele é eternamente o mesmo… Ele é imortalmente gracioso… Ele é imperialmente poderoso… Ele é imparcialmente misericordioso… Você o conhece?

Ele é o maior fenômeno que alguma vez cruzou o horizonte deste mundo. Ele é o Filho de Deus… Ele é o Salvador do pecador… Ele é a peça central da civilização… Ele se basta a si mesmo…Ele é Augusto… Ele é Único… Ele é incomparável… Ele é sem precedentes… Ele é o conceito mais elevado em literatura… Ele é a mais alta personalidade em Filosofia… Ele é a doutrina fundamental na verdadeira Teologia…

Ele é o milagre de todos os tempos… Ele é o superlativo de todo o bem que você decidir chamá-lo… Ele é o único qualificado a ser Todo Suficiente Salvador… Eu gostaria de saber se você o conhece hoje?

Ele supre força ao fraco, Ele está disponível ao tentado e provado... Ele se compadece e Ele salva... Ele fortalece e sustenta, Ele guarda e Ele guia... Ele cura o doente... Ele limpa os leprosos... Ele perdoa pecadores... Ele liberta os devedores... Ele liberta os cativos... Ele defende os oprimidos... Ele abençoa os jovens... Ele serve os desafortunados... Ele se importa com os idosos... Ele recompensa os diligentes e Ele abençoa os humildes. Eu gostaria de saber se você O conhece...

O meu Rei é o Rei.. Ele é a chave do conhecimento... Ele é a fonte de toda sabedoria... Ele é a porta da libertação completa... Ele é o caminho da paz... Ele é a estrada da justificação... Ele é o caminho para a Santidade...Ele é o portal da glória... Você o conhece?

Sua promessa é segura... Sua luz é incomparável... Sua bondade é ilimitada... Sua misericórdia dura para sempre... Seu amor nunca muda... Sua Palavra é suficiente... Sua graça é o bastante... Seu reino é justo e Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve. Eu gostaria de descrevê-lo a você, mas Ele é indescritível.. Ele é além de toda a compreensão,  Ele é invencível... Ele é irresistível.

O meu Rei é o Rei.. Ele é a chave do conhecimento... Ele é a fonte de toda sabedoria... Ele é a porta da libertação completa... Ele é o caminho da paz... Ele é a estrada da justificação... Ele é o caminho para a Santidade...Ele é o portal da glória... Você o conhece?

Sua promessa é segura... Sua luz é incomparável... Sua bondade é ilimitada... Sua misericórdia dura para sempre... Seu amor nunca muda... Sua Palavra é suficiente... Sua graça é o bastante... Seu reino é justo e Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve. Eu gostaria de descrevê-lo a você, mas Ele é indescritível.. Ele é além de toda a compreensão,  Ele é invencível... Ele é irresistível.

Bem, você não pode tirá-lo do pensamento, você não pode soltar-se de Sua mão. Você não pode viver sem Ele. Os fariseus não o suportavam, mas descobriram que não podiam impedi-lo. Pilatos não encontrou falta nEle... Herodes não pode matá-lo. A morte não O pode dominar e a tumba não conseguiu segurá-lo.

Este é o meu Rei, Este é o meu Rei. “Pai, teu é o Reino, e o poder e a glória para sempre e sempre, e  sempre e sempre.... E quando você conseguir falar todos os “sempres”... Então... AMÉM!"

Com amor,
Pastor Nasser.

Comentários

Tesouro Oculto no Campo

20/5/2011

Comentários

 
"O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo". Mateus 13:44

Uma pequena parábola com um grande significado! O reino dos céus é o reino de Deus. Mateus escreveu aos judeus e, talvez por causa da dificuldade deles em usarem o nome de Deus, preferiu usar o termo "reino dos céus".
Há pessoas que se encontram com o tesouro "sem querer", ou melhor, sem estarem procurando-o. É o caso nesta parábola que diz que o homem encontrou um tesouro. Talvez tenha tropeçado nele e quando o viu o escondeu.
Do ponto de vista da ética ele agiu corretamente, porque comprou o campo onde o tesouro estava escondido, apropriando-sse de tudo o que havia no campo.
A atitude daquele homem é que impressiona. Ele vendeu tudo o que tinha, ou seja, despojou-se de tudo para adquirir o tesouro.
Assim são os que se encontram com o reino de Deus. O que muda na vida de uma pessoa é que tudo o mais perde o valor diante do maior tesouro. Tudo o que se tem pode ser negociado sem dor no coração, sem apego, porque o tesouro é muito maior.
Tenho visto gente se encontrar como reino de Deus, ver o tesouro, e ainda assim amar muito mais a si mesmo e às suas coisas, do que a Deus.
Tenho visto os que sabem que há um tesouro ali, mas preferem manter os seus pertences, como suas crenças, religião, bens financeiros adquiridos de forma ilegal, etc. Amam muito mais a este mundo do que o reino de Deus.
E na parábola tudo fica muito claro: ou se tem o tesouro ou não! Ou se vive para Deus de forma integral, 100%, ou não.
Pense nesta parábola e avalie os seus "tesouros".
Com amor
Pr. Nasser

Comentários

Que se cumpra toda a Justiça!

19/5/2011

Comentários

 
"Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, mnos convém cumprir toda a justiça..." Mateus 3:15

O acontecimento é o batismo de Jesus Cristo por João Batista. Fato interessante e estranho, visto Jesus não precisar ser batizado, à luz da pregação do pregador João. O batismo era para arrependimento e Jesus não tinha pecado. Daí esta resposta do Senhor. 

A ênfase aqui está na justiça que precisa ser cumprida. Ele não disse juízo, mas justiça, não estava falando de julgamento, mas de se fazer a vontade de Deus. A justiça de Deus é a vontade soberana de Deus, que deve ser cumprida sem quaisquer questionamentos pelos que seguem ao Senhor, ou seja, a Igreja. E esta é uma lição importante a se aprender com esse texto: é necessário que façamos a vontade do Senhor sem questionarmos ao próprio Deus ou à Sua Palavra. Já ouvi muitos dizerem: Aqui neste texto diz isso, mas eu penso que... Não é para pensar diferente do texto. Não é para fugir do texto. Não é para abandonar o texto como têm feito a gente. Por incrível que pareça, o que realmente falta aos “mestres” é o conhecimento das Escrituras. A pregação desprovida das Escrituras pode até trazer ensinamentos morais, mas as heresias virão junto, fruto da imaginação dos que se aventuram a ensinar.

O ensino de Jesus para a Igreja aqui neste texto de Mateus é que a vontade soberana de Deus precisa ser conhecida e cumprida! Basta de idéias malucas, de práticas fantasiosas, de cultos show. Precisamos de um reconhecer sincero de que Deus é o centro da Sua vontade. Se queremos fazer a vontade de Deus temos que nos apropriar dos Seus ensinamentos que emanam das Escrituras Sagradas, a Bíblia.

Com amor
Pr. Nasser
Comentários

Poeta da Palavra

18/5/2011

Comentários

 
"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". Tiago 1:22

As línguas são dinâmicas e suas palavras s têm seu significado alterado ao longo dos muitos anos. É interessante notarmos que muitas palavras que temos em Português vieram do Grego. Como o Novo Testamento foi escrito em Grego, ao estudarmos as suas palavras encontramos muita riqueza linguística que podemos aplicar ao nosso viver diário.
Em português temos a palavra Poeta. Segundo o dicionário Michaelis o poeta é "aquele que tem inspiração poética, que faz versos...". 
No entanto a palavra poeta vem do grego "poietes", com os significados de: "aquele que faz, que produz, que cria...".
Esta é a exata palavra utilizada por Tiago no texto acima para: "praticantes" da Palavra... Praticar a Palavra tem a ver com uma ação dirigida, definida, intensiva e intencional. Ouvir as Palavras do Senhor nos trazem conhecimento. Praticar as Suas Palavras no transforma em sábios.
O dever do cristão é praticar, é ser um "poeta da Palavra". Seremos esses "poetas" se estivermos dispostos a viver o que Deus nos ensina em Sua Palavra. Viver a Bíblia é muito mais do que ouvir pregações, ler os textos ou até decorá-los. Viver as Escrituras tem a ver com a incorporação da mesma nos atos diários.
Viver as Escrituras, praticá-las, é não viver enganado. Os que são enganados são os que, ainda que tenham consciência do ensino cristão, nãoo  praticam diariamente, não aplicam os princípios da fé, encontrados na Bíblia Sagrada.
Praticar a Palavra nos torna esses poetas que têm pouco a ver com os fazedores de versos, mas que têm tudo a ver com a realidade da vida!

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

Pitanologia

17/5/2011

Comentários

 

"Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes". Colossenses 2:4
Há duas palavras neste texto que me interessam comentar nesta meditação. A primeira é "paralogizomai" - enganar. Ela aparece no Novo Testamento aqui em Colossenses e em Tiago 1:22 "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvinte, enganando-vos a vós mesmos".
Esta palavra é formada por duas outras palavras gregas: pará e logizomai (pensar), trazendo-nos um significado literal de "enganar mediante um raciocínio errado". Na prática tem tudo a ver com o que se passa em muitos lugares. O engano acaba gerando dúvidas não saudáveis (porque há daquelas que nos levam a perguntar mais),  e distorcem a verdade.
A outra palavra é "pitanologia" (peitho e logos). Literalmente quer dizer "persuadir através do discurso para induzir ao erro". A pitanologia é prática comum em todos os lugares. A fala é poderosa, e, usada no discurso, pode levar uma nação à guerra. 
O que Paulo nos ensina neste texto de Colossenses é que todos temos que cuidar para não termos a verdade distorcida mediante discursos e pregações de pessoas que intencionalmente querem nos induzir ao erro.
Medite nestas palavras. Há sabedoria nelas.
Com amor
Pr. Nasser
Comentários

Ouvem e guardam...

13/5/2011

Comentários

 
"Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". Lucas 11:27,28

O Senhor Jesus estava falando sobre o ataque do inimigo na vida de uma pessoa e como é que os cristãos devem se portar, ou seja, amarrar o valente e ter seus corações protegidos contra os ataques dos demônios! Nesse contexto uma mulher se aproximou dele lhe bendizeu a vida e à sua mãe. Interessante essa visão, porque há muitos que ainda exaltam a mãe de Jesus por causa de sua atuação como a progenitora do Salvador e O colocam em segundo plano!
Jesus rebate a visão daquela mulher dizendo que bem-aventurados são os que ouvem e guardam a Palavra de Deus.
O Senhor deixa claro o que é importante para Ele comparando com o que era importante para aquela mulher.
Nós temos visões distorcidas da verdade, em nós mesmos. Precisamos da visão do Senhor, Sua vontade Soberana.

Mas quem são os que ouvem e guardam a Palavra de Deus?
Jesus falava sobre a acusação que lhe fizeram de que expulsava demônios pelo poder de Belzebú, e passou a ensinar que uma casa dividida não subsiste. Também falou do coração vazio. Disse:
"Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro" (Lucas 11:24-26)

O que esta vida, esta casa precisa para ser protegida? Estar cheia do Espírito Santo! E como ser cheio do Espírito Santo? Ouvindo, crendo, recebendo e obedecendo ao Espírito de Deus! Veja Efésios 1:13!

Bem-aventurados são os que morrem para si para viverem para Cristo! Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e O obedecem. Bem-aventurados são os que não mantém a sua casa vazia, mas a têm repleta da graça de Deus na pessoa Santa, Perfeita, Maravilhosa, Gentil do Espírito do Senhor.
Que o Senhor nos ajude.
Com amor
Pr. Nasser
Comentários

Não siga o seu coração!

12/5/2011

Comentários

 
Em quase todos os filmes de Hollywood, em alguma cena dramática, ouve-se a frase: "siga o seu coração"!
Parece até que é um bom conselho e que serve para todos. Mas se você folhear a Bíblia e chegar em Provérbios 28:26, lerá: 
"O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo".
Muito diferente não é mesmo? 
O coração é enganoso e corrupto, disse Jeremias (17:9) e jamais nos ensinará algo proveitoso. Parece loucura afirmar isso num mundo onde o ensino sobre a auto-ajuda é tão procurado e difundido.
Na verdade eu e você precisamos da ajuda do Espírito Santo, porque sem Deus na nossa vida vamos cometendo erros e mais erros... 
Precisamos da sabedoria de Deus. Precisamos da força divina para viver e para decidir.
Todos os dias os jornais estão lotados de notícias sobre violências, mortes, torturas, roubos, traições, corrupções. Quem faz tudo isso? O ser humano. 
Nós, os humanos, é que destruímos a terra onde moramos, matamos os sentimentos, criamos situações embaraçosas, buscamos desesperadamente o poder e a fama...
Nós os seres humanos é que carecemos de graça de Deus, de uma mudança interior. Sem essa mudança não haverá ética, não existirá bondade e misericórdia na terra.
Que Deus nos ajude a não seguirmos o nosso coração, mas sim a Vontade de Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador.
Com amor e com fé no Senhor que os salva de nosso coração
Pr. Nasser

Comentários

Ele virá!

11/5/2011

Comentários

 
"Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:1

Já não ouço mensagens sobre a volta de Jesus Cristo. Acho que todos gostam demais daqui e não querem nem pensar em deixar este planeta. Os que deveriam anunciar ao povo as suas transgressões e a necessidade de arrependimento, estão ocupados demais em manter-se por aqui e aqui permanecer. Hoje se mistura tanto a mensagem do Evangelho com a prosperidade nesta terra que o incauto pensará que Jesus morreu para que ele pudesse comprar uma mercedez. Terrível engano!

Malaquias pregava a vinda do Messias. O anunciador, o precursor foi João Batista. Então Jesus Cristo veio, morreu e ressuscitou, subiu aos céus e hoje está à direita de Deus Pai, o Todo Poderoso. Mas Ele virá... o credo Apostólico diz: "...de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos". A verdade é que Jesus Cristo voltará e os sinais de Sua vinda estão claros.
Se João foi o precursor do Messias, quem o será nesta segunda vez? A Igreja, é certo! A Igreja é a que deve anunciar a volta de Cristo à terra e o deve fazer com temor e tremor. Não falo dos anúncios adivinhadores mas da proclamação da verdade bíblica a nós revelada: "...esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir" (Atos 1:11).

Deixo com todos, como uma exortação espiritual, a mensagem de João, o apóstolo:
"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." 1 João 3:2,3

Com amor e esperando a volta do Rei Jesus
Pr. Nasser
Comentários

Ele sabe!

10/5/2011

Comentários

 
"Então me perguntou: Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes". Ezequiel 37:3

Nossa vida é um vapor que aparece e logo se desvanece, disse Tiago (Tg 4:14); tudo passa rapidamente e nós voamos, disse Moisés (Salmo 90:10). Não sabemos sobre o nosso futuro nem conhecemos o nosso próprio coração (Jeremias 17:9).
A verdade é que enquanto andamos no escuro, Deus sabe de tudo. O profeta Ezequiel diante da visão do vale de ossos secos, respondeu à pergunta do Senhor sobre se os ossos poderiam reviver:
Senhor, Deus, Tu o sabes!
Deus conhece o nosso coração (Jer 17:10), sabe o que pensamos (Salmo 139:1-4). Ele sabe do futuro e conhece perfeitamente nossos caminhos. Ele é Deus! Nós somos apenas criaturas limitadas e que apenas se lembram do passado para viver o presente.

Digo isso porque é importante que tenhamos em mente que Deus é Deus! Ele é Todo Poderoso, Todo Sábio, presente em todos os lugares. Ele é o Senhor único, maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz. Ele é o Todo Provedor, Todo protetor. Nada escapa de seus olhos e ninguém fica sem a sua misericordia, a qual Ele a renova a cada manhã (Lam 3:22,23).
Deus é amor (1João 4:8), é a paz que o mundo precisa (Ef 2:14). No Senhor descansamos nossa alma exausta e nos curvamos a Ele em adoração. Ele é a força que precisamos para continuar e alegria eterna que nos faz reviver.
Em meio às dificuldades do dia a dia, temos que nos recordar quem Deus é! Paulo nos diz que "...dele, e por meio dele, e pra ele são todas as coisas! A Ele, pois, a gloria eternamente. Amém" (Rom 11:36).

Quando a vida lhe fizer perguntas, quando o seu coração lhe fizer perguntas, quando mesmo Deus lhe perguntar algo, responda sem medo: Senhor, Deus, tu o sabes! Na demonstração de confiança está a solução e a resposta.
Em Cristo e por amor
Pr. Nasser




 
Comentários

O Pão que Alimenta de Verdade!

8/5/2011

Comentários

 
“O tentador aproximou-se então dele e disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. 
Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está es­crito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. (Mateus 4:3,4)


Pão é para o corpo: alimento saudável, importante, antigo como os séculos e que tem sido usado como comida por povos de toda a terra. Não há um alimento que traga mais aproximação entre as etnias do que o pão. Encontramos o pão nas civilizações antigas, nas tribos, nas ricas padarias que se espalham pelas cidades. O diabo tenta a Jesus para que este transforme pedras em pães; transforme a rocha do deserto em comida que mata a fome do corpo.

A resposta de Jesus é impactante: alimento que ajuda o corpo não ajuda o espírito. O alimento do espírito é a Palavra de Deus. A questão em voga aqui é a palavra “alimento”. O alimento é essencial para a vida. Sem ele o corpo morre. Sem alimento não há festa, não há regozijo. O pai do pródigo fez uma festa e um churrasco (Lucas 15); Abraão deu alimento para os anjos (Gênesis 18:5-8); e todos os seres humanos se alegram à mesa. É simplesmente um ato comunitário. Ainda hoje quando queremos festejar uma vitória chamamos os parentes e amigos e damos uma festa. Sem alimento não há festa; sem festa não há regozijo; sem regozijo não há vida; sem vida, há morte.

O alimento do espírito é a Palavra de Deus. Sem ela morremos! Simples e direta observação, mas tão complicada no entendimento dos que não querem ler e estudar as Escrituras. O alimento que festeja o espírito é a Palavra de Deus. Com ela nos regozijamos no íntimo, temos vida e compartilhamos vida. A provisão espiritual para a Igreja é a Bíblia!

O que se passa com tantas comunidades cristãs hoje é que a festa é ao redor da mesa que contém alimentos para o corpo. Há festa na música, festa dos jovens, festa que encanta os olhos, festa que alegra a alma. Mas o espírito fica sem expressão e morre. Há muitas Igrejas hoje em dia que só priorizam o que alimenta o corpo e a mente, mas não o espírito. Perguntemos ao seus pastores e nos dirão que é uma festa espiritual. Mas onde há festa espiritual sem a Bíblia?
O que mais vejo são pregações do coração, da internet, de livros fantasiosos, mas pouco ou quase nada da Bíblia. Vejo acampamentos de jovens que priorizam a música e a emoção, mas que não alimenta o espírito. Vejo eventos evangélicos cheios de cor, som e muita criatividade que encantam aos olhos, mas não alimentam o espírito.

Já ouvi pessoas dizerem que estão cansadas de estudos Bíblicos. Querem outras coisas. Quando vão a Acampamentos querem brincar, se divertir, namorar, descansar. Se alguém fala em retiro espiritual, o nome já indica que será chato: muita Bíblia. As chamadas Escolas Dominicais já não existem mais. Não se conseguem alunos para uma hora de estudo sistemático das Escrituras Sagradas. Recordo-me ao morar no Canadá que trabalhando para criar um projeto de Educação Cristã para uma igreja de 3000 membros, a maior reclamação que ouvi dos próprios pastores é que se o curso for de mais de 4 semanas, ninguém vai querer (nem eles, me diziam). Triste e trágico! Que voltemos para as palavras do Senhor Jesus retiradas de Deuteronômio capítulo 8:3 “...para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR”- NVI.
Com amor
Pr. Nasser


Comentários

Lábios cerrados

7/5/2011

Comentários

 
"Proclamarei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, Senhor. Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação: não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade." Salmos 40:9,10

O salmista Davi, rei experiente, guerreiro maduro, homem de fé e dores, apresenta-se em oração ao Senhor com um coração que declara sua total confiança no Todo Poderoso, neste salmo. Ele fala de Boas Novas de Justiça, Fidelidade, Salvação, Graça e Verdade. 
São estes valores, eternos, e pertencem à fé judaico-cristã. Mas têm sido por nós esquecidos...

a) Boas Novas de Justiça: A proclamação da Justiça de Deus, ou da Vontade Soberana de Deus, é o que está aqui definido. A retidão da vida, as atitudes que fazem coro com o coração do Senhor devem ser vivenciadas por nós e proclamadas por nós ao mundo. Deus é reto, Deus é justo! Sua justiça é a Sua retidão, seu compromisso com o que é certo, com o que foi definido por Ele como sendo excelente para nós. Viver a justiça é viver o melhor para a nossa vida.
b) Fidelidade: Emunah, do hebraico. Literalmente esta palavra define uma estaca a segurar uma tenda. A firmeza, a força contra os ventos define a fidelidade. Ser fiel é ser firme, não se entregar aos erros, às tentações. Ser fiel é manter a palavra a todo custo. Deus é Fiel. Ele jamais vai permitir que uma Palavra Sua caia por terra sem antes cumprí-la! Ele é Fiel e sempre o será! Nossa fidelidade deve ser baseada na fidelidade divina.
c) Salvação: a palavra aqui aponta para uma Libertação! Quem precisa de salvação é quem se encontra em aperto, em perigo, definidamente incapacitado de se libertar. O ser humano precisa de Salvação porque está perdido e não porque precisa de um carro novo! A Salvação tem a ver com nosso destino eterno, com nossa realidade espiritual mais intrínseca.
d) Graça: Pensamos sempre que o conceito da graça é do Novo Testamento, mas como podemos ver, aqui no livro de Salmos Davi fala da Graça de Deus. A palavra hebraica dá a entender uma atitude de gentileza, de bondade, de respeito. Deus ama a todos nós e nos concede o que não podemos pagar como sinal de Sua Graça. Graça é um favor não merecido.
e) Verdade: A raiz da palavra hebraica postada neste salmo é "aman" também definida como algo que está firme num lugar. A verdade é imutável, não se move, não pode ser removida. A verdade é Jesus (João 14:6) e deve ser vivida por nós em todos os ambientes de nossa existência.

Agora, tudo isso é lindo mas ficaria sem efeito se não abríssemos a boca para declarar esses valores aos nossos semelhantes. Veja que Davi diz:...jamais cerrei os lábios... não ocultei no coração. Eu e você devemos e podemos viver os valores eternos do Senhor aqui e agora, abrindo nossos lábios e dando a conhecer que a vida que vivemos tem o DNA de Deus em nós. Em Jesus Cristo vivemos e nos movemos, falamos e existimos.
A Ele pertencemos, para Ele vivemos e a Ele oferecemos nossos sacrifícios de louvor.
Com amor
Pr. Nasser
Comentários

As palavras dos sábios

6/5/2011

Comentários

 
"As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre tolos". Eclesiastes 9:17

Penso no que estas palavras, ditas pelo sábio rei Salomão, significam, por exemplo, na família. Há filhos que não aceitam os conselhos dos pais, suas repreensões e considerações. Simplesmente se fecham, não querem ouvir; mas ouvem os gritos da sociedade, os argumentos dos injustos, os conceitos dos profanos. 

A sabedoria está em se inclinar aos sábios e ouvi-los com atenção. Quem são os sábios? Nos dizeres de Tiago (4:17): "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento". Aqueles que demonstram estas atitudes, são sábios.
Mas também o sábio, segundo as Escrituras, é aquele que teme a Deus! "O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1:7). Para ser sábio é preciso ouvir do mais Sábio de todos, nosso Deus Todo Poderoso. Humildade e respeito, temor e atenção, são ingredientes indispensáveis!

Penso, também, na Igreja. Os que ensinam devem ser sábios à luz da Bíblia e ensinar a sabedoria que dela advém e não os conceitos humanos derivados das ciências. Nada contra as ciências, mas a sabedoria do alto nasce nas Escrituras Sagradas.

Penso no nosso Brasil. Quem ganham as eleições, quem governa o povo? Não são os que falam mais alto com suas propagandas milionárias, suas considerações vazias e suas promessas pautadas na mentira? São, sim, os que gritam a um povo que é tolo. Por tolo entende-se os que são vazios e fúteis. E o que temos visto em nosso país?
Aquiete seu coração diante da Bíblia, fonte inesgotável de sabedoria.
Ouça os que vivem e pregam as Escrituras Sagradas como elas são e não a torcem para agradar aos ouvintes.
Seja sábio, viva sabiamente.
Com amor
Pr. Nasser

Comentários

Dumá... Eu e você... a Igreja... A nação...

5/5/2011

Comentários

 
Isaías 21:11,12  "Sentença contra Dumá. Gritam-me de Seir: Guarda, a que hora estamos da noite? Guarda, a que horas? Respondeu o guarda: Vem a manhã, e também a noite; se quereis perguntas, perguntai: voltai, vinde."

Profecia difícil de entender, à primeira vista! No entanto, olhando mais de perto, com mais atenção, podemos enxergar alguns ensinamentos tão importantes para todos nós, no texto mencionados:
1. A ansiedade dos que sofrem: A pergunta é pertinente feita ao sentinela. A noite é difícil, o sofrimento se prolonga. Quem já passou uma noite acordado em dores e tribulação, sabe que parece que a noite não terá fim. Há tanta gente sofrendo e há tão poucos sentinelas!
2. A resposta profética de consolo e aviso: A manhã vem e também a noite... A manhã é a aurora da vida, a prosperidade, a alegria, os anos de vacas gordas. A noite é novamente o julgamento de Deus com condenação, o sofrimento que virá. Aqui há um aviso claro: não se acostume com a prosperidade e com a tranquilidade. Prepare-se para os dias maus. Não façamos o que Sodoma e Gomorra fizeram (Ez 16:49,50).
3. O convite ao arrependimento: voltai, vinde. O profeta anuncia o sofrimento, a dor, a calamidade, mas anuncia também o amor de Deus, a força da esperança que há no Senhor. Voltai, vinde, tem a ver com o convite do amor, da proteção, do Salvador! 

O convite do Espírito e dos remidos no fim de Apocalipse 22 (v.17) vem precedido pela palavra de aviso, de despertamento, de repreensão de 22:11:
"Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo: o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se".

Por causa da Palavra do Senhor, os sábios se preparam e não descansam suas armas até em tempos de paz.
Com amor
Pr. Nasser
Comentários

Os pedidos de Agur

4/5/2011

Comentários

 
"Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus." Provérbios 30:7-9

Agur, filho de Jaque, de Massá, orou com sinceridade e sabedoria. Sinceridade porque foi franco com Deus a respeito de seus medos, e sabedoria porque pediu duas coisas importantes de que todos nós precisamos.
1. Afasta de mim a falsidade e a mentira
2. Não me dês nem a pobreza e nem a riqueza.
O primeiro pedido tem a ver com caráter. Agur queria viver a verdade e por isso pediu a Deus que toda a falsidade e mentira fossem dele afastadas. A mentira é maligna e sempre será, não importando os motivos. A falsidade é a mentira aplicada à vida, trazendo o que chamamos de "duas caras", ou, buscando a palavra grega para isso: Hipócrita.
Todos precisamos viver com integridade. Isso está bem fora de moda, porque na medida em que a mentira toma conta, já não há mais credibilidade nem nas palavras ou nas atitudes. A integridade fala de caráter e isso Agur buscava para si.

O segundo pedido fala do relacionamento com as coisas, com as riquezas. Quem quer ser pobre? Ninguém, obviamente. Quem quer ser rico? Bem, aqui as opiniões se dividem... Na verdade Agur queria o sustento que lhe daria o equilíbrio no relacionamento com os bens. 
Riquezas, em seu conceito mais literal, apontam para bens duráveis como terreno, casa, e terras. A riqueza mais procurada é um teto para chamar de "meu". Esse é o desejo de todos! Mas há pessoas que não se contentam apenas com isso e querem mais e mais. É errado? Não, desde que isso não tome o lugar de Deus. Aqui é que está o ponto mais crítico da oração: "estando eu farto, te negue...". Esquecer-se de Deus por causa das riquezas é muito fácil. 

Que Deus nos conceda o equilíbrio em tudo na vida, porque nele está a sabedoria.
Paz
Pr. Nasser
Comentários

Quebrantado de repente

3/5/2011

Comentários

 
O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura. Provérbios 29:1

A mídia do mundo inteiro fala da morte do maior terrorista de todos os tempos. Foi um homem confuso, que equivocado com a própria fé, resolveu dar uma de deus e destruir os infiéis. Bem, este é o lado mais obscuro da realidade deste homem.
Mas quero afirmar que o texto acima do livro de Provérbios não diz respeito apenas a pessoas do calibre de Bin Laden. Fala de mim e de você.
Quantas vezes somos repreendidos pela Palavra de Deus, por amigos verdadeiros, parentes que vêem nossos erros e não nos arrependemos?
A dura cerviz é a imagem forte do coração duro, da teimosia, da irracionalidade. A destruição é para aqueles que não se dobram, não se entregam à verdade, não vivem para Deus.
Destruição aqui tem a ver com uma consequência dos atos impensados dos que não se arrependem. Afinal, arrependimento nos livra de manter a vida em direção ao erro. Arrependimento tem pelo menos 3 passos importantes:
a) Reconhecer o erro
b) Pedir perdão
c) Abandonar o erro.

Faça isso e seja feliz.
Pr. Nasser

Comentários

A força do Pai

2/5/2011

Comentários

 
Picture
No Hebraico Antigo*, que se expressava através de hieróglifos, a palavra pai era  "desenhada" como acima. Uma cabeça de boi e uma tenda (uma tenda vista de cima com a porta de entrada e o quarto interior). O significado mais literal de cada letra seria: o boi é forte e a tenda é o lugar onde se habita. Juntando-se as letras formam a palavra Ab (pai) com o significado de: Aquele que dá força à casa.
Assim deveríamos viver como pais, como aqueles que sustentam não apenas financeiramente o lar, mas com sua liderança, com sua força de união, com sua fé. 
Redirecionando a Deus, Ele é Pai que cuida, que provê, que manifesta a sua Palavra aos seus filhos. Ele é o que promove a Unidade na diversidade, que gera a paz em meio a guerra. Ele é a força de nosso coração, o poder que sustenta nosso coração.
Com amor
Pr. Nasser

* Jeff Benner - The Ancient Hebrew Language and Alphabet. 
Comentários

Voltem para casa... Lucas 15

1/5/2011

Comentários

 
A conhecida Parábola do Filho Pródigo deveria ter outro nome, porque não é a parábola de apenas um filho, mas de dois.
Tudo começa quando se lê Lucas 15:1 - "Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: este recebe pecadores e come com eles".
Há grupos distintos aqui: publicanos e pecadores por um lado e fariseus e escribas de outro.
São dois grupos que resumem as seguintes crenças: a vida é prazer e selvageria e a vida é moralidade sem relacionamento ou alegria.
São, respectivamente, os dois grupos aqui representados pelos dois filhos: O mais novo é o que crê que não há regras e que se há não precisam ser obedecidas (publicanos e pecadores) e o mais velho que vive para trabalhar e obedecer mas não tem a alegria de ser filho e nem o amor para com o seu próprio irmão perdido (fariseus e escribas).
A partir daí dá para se ter uma idéia do ensino de Jesus aos judeus fariseus e escribas que se achavam melhores do que todos os outros de sua própria nação que eram os "pecadores". Jesus os coloca, a ambos os grupos, sob a mesma necessidade: Do amor do Pai.
O Pai ama os dois. O Pai quer ver os dois felizes. O Pai quer que ambos retornem ao lar! O Pai deseja ver seus filhos aproveitando o relacionamento antes do bezerro cevado.
Os perdidos, ambos os grupos, precisam voltar para casa. Voltar para Deus. Voltar para quem pode salvá-los. E somente a graça de Deus aniquila a selvageria do pecador pródigo e a moralidade do pecador amargo.
Que assim Deus nos ajude
Pr. Nasser
Comentários

    Conheça a Igreja Trinity Online

    Igreja Online

    Mensagem Minuto.
    Clique abaixo e ouça o podcast


    Visite abaixo mensagens essenciais:

    Janeiro 2021
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Outubro 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011
    Maio 2011
    Abril 2011

Pensamentos Essenciais

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória."
Colossenses 3.1-4 - RA

Contact Us