Pensamentos Essenciais - Pr. Nasser
  • Blog
  • Media
    • Videos Holy Hour
  • Bio
  • Fale Comigo
  • Recursos
  • Igreja Online
  • Blog
  • Media
    • Videos Holy Hour
  • Bio
  • Fale Comigo
  • Recursos
  • Igreja Online
Imagem

pensamentos essenciais

canal da Igreja Trinity no youtube

SABEDORIA Nº 17: FIDELIDADE E CUIDADO NO CASAMENTO

29/2/2012

Comentários

 
Provérbios 5
5.15   Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço.
5.16   Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas?
5.17   Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo.
5.18   Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade,
5.19   corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.


O casamento é de uma riqueza imensa. Muitos o vêem apenas pelo lado das dificuldades, das diferenças. No entanto, o casamento é uma aliança maravilhosa planejada por Deus para o nosso bem.

Sob o tema de "foge da mulher adúltera", Salomão se volta para a importância da fidelidade no casamento e fala da alegria que um relacionamento saudável traz ao que é fiel.
Quem leva a sério essas dicas deste rei sábio, torna-se sábio.

1. "Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço". A idéia de valorizar o que se tem e manter-se fiel no casamento. O seu cônjuge deve ser visto como o único em sua vida, como aquele que lhe trará a alegria do relacionamento conjugal. A sociedade moderna acha interessante a traição. Pesquisa sobre a sexualidade na América Latina, feita pelo instituto Tendências Digitales em 11 países da região a pedido do GDA, mostra que, NO BRASIL,  entre os homens, o percentual daqueles que dizem já ter traído pelo menos uma vez na vida chega a 70,6%. Entre as mulheres, o número é 56,4% - o maior da região. O levantamento mostra que apenas 36,3% dos brasileiros nunca traíram um parceiro (oglobo.globo.com/saude/pesquisa-revela-que-brasileiros-sao-campeoes-de-infidelidade-disfuncao-sexual-2940842)

2. "Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo". A visão de cuidado e proteção para com o cônjuge é sabedoria! Um cônjuge satisfeito com o seu casamento, não pensa em sair para beber água de outra cisterna. Um marido/esposa sábio(a) cuida para que o seu cônjuge não precise ao menos pensar na possibilidade de traição, visto que se preocupa em satisfazer as suas necessidades. Cuidar do casamento como se cuida de um jardim fechado, é a tônica aqui.

3. "...alegra-te com a mulher da tua mocidade...". É mister o cuidado especial para com as áreas de prazer, no casamento. O sexo não é apenas para procriação, e a vida de prazer não é apenas sexo. Todo um clima de amor, respeito, consideração, admiração, elogio, bondade expressa nos detalhes do relacionamento, são dinâmicas de alegria e prazer no casamento. Veja que a Bíblia trata da questão abertamente, mas sempre no limite do matrimônio.

É sábio quem cuida de seu casamento. É sábio quem se aprimora a cada dia no trato do relacionamento conjugal. É sábio quem é fiel e se esforça para isso. É sábio quem vê o casamento como um jardim fechado de cuidado mútuo.

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº 16: CONSIDERE O ENSINO

27/2/2012

Comentários

 
Provérbios 5
5.12   e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina!
5.13   E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos!
5.14   Quase que me achei em todo mal que sucedeu no meio da assembléia e da congregação.


Desprezar o ensino é suicídio. É o que temos visto na sociedade atual. Muitos se enveredam por caminhos tortuosos e acabam se autodestruindo e também aos outros.

O conselho de Salomão para que o seu filho se afastasse da mulher adúltera, ainda hoje perdura e deve ser levado em consideração por todos. Algumas características desta mulher:

1. Ela não pondera a vereda da vida (6). Não considerar o valor da vida, dos relaconamentos, da família, é como passar por um lindo jardim estrada cheio de árvores e flores, com os olhos fechados. Há muitos que fazem exatamente isso: não se apercebem do que é bom, do que foi ensinado, da sabedoria em si, e se entregam de corpo e alma ao erro.

2. Ela anda errante nos seus caminhos, e não o sabe (6). A ignorância faz com que muitos se lancem a decisões erradas porque desconhecem o caminho da verdade. Paulo disse a Timóteo: "pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações". 1Timóteo 1.7. Assim vejo os defensores do aborto, do sexo livre, das drogas lícitas e ilícitas, etc.

3. Ela rouba a honra dos que a procuram (9).

4. Ela rouba os bens dos incautos em busca de prazer (10).

Quem despreza o ensino, colhe a morte física, emocional e espiritual. Não é bom que seja assim, não acham?

Com amor

Pr. Nasser

Comentários

30 anos!

26/2/2012

Comentários

 
Neste dia 27 de Fevereiro eu e a Vera, minha esposa, completaremos 30 anos de casados! Que vitória! Que privilégio. 
O tempo passou rápido e o nosso amor amadureceu. Hoje eu a amo muito mais, a desejo muito mais. Ela é a minha jóia especial, minha companheira de todos os momentos, meu calor intenso, meu amor profundo.
Vera, minha querida, meu amor total. Que o Rei Jesus que nos uniu 30 anos atrás, continue nos ajudando a viver para a Sua glória e dando testemunho de vida aos nossos filhos, família e amigos. Somos um, Deus nos uniu em graça e verdade.
Obrigado minha gata. Te amo sempre e para sempre.
Beijos
Seu
...
Comentários

SABEDORIA Nº 15: DISCRIÇÃO.

24/2/2012

Comentários

 
Provérbios 5
5.1   Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos
5.2   para que conserves a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento;
5.3   porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite;
5.4   mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes.

A questão não é apenas a tentação. Todos somos tentados pelo nosso próprio desejo (Tiago 1.13-15).
A questão em pauta é a da perda da discrição. Quando isso acontece, toda a ética se torna em lama, a idoneidade em vapor, o bom nome em malediscência e a razão em loucura.

A mulher adúltera, descrita no capítulo 5 de Provérbios, representa toda a loucura da paixão. Há os que se apaixonam por outra pessoa e se entregam totalmente a uma aventura insana. Há outros que se entregam ao poder e se casam com a corrupção para galgarem os mais altos cargos.
Outros ainda se apaixonam pelo dinheiro e o idolatram de tal maneira que, como num adultério, traem a si mesmos e depois a todos os que ao seu redor.

A sabedoria está em não perder a discrição. Segundo o dicionário Aurélio: Qualidade do que é discreto. / Circunspeção, prudência, tino; discernimento; sensatez. / Recato, modéstia. / Reserva, segredo. 

Quem perde a sensatez, perde a si mesmo. Quem vende a prudência, se torna um tolo a ser ridicularizado. Quem joga fora o recato, se une ao desperdiçador, e, por conseguinte, se torna um pródigo da moral. 

Sabedoria é andar na linha, buscar a retidão, focar-se na ética, viver na obediência a Deus. Quem se entrega à paixão logo descobre que ela é traiçoeiramente assassina. É assim quando um casado se entrega ao adultério ou quando um solteiro se entrega à prostituição. 

Não há caminho de vitória na imoralidade: jamais! 
Com amor 
 Pr. Nasser  
Comentários

SABEDORIA Nº 14: CUIDADO NO CAMINHAR.

23/2/2012

Comentários

 
Provérbios 4
4.24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.
4.25   Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.
4.26   Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.
4.27   Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.


A sabedoria se expressa através de nossas atitudes. O que falamos, o que vemos e por onde andamos. A dinâmica desses versos nos mostra as ações a que devemos nos submeter para que alcancemos os propósitos definidos por Deus.

A boca:
Lucas 6.45   "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração".
Ora, se a boca fala do que está cheio o coração, temos que cuidar do coração, como já dissemos anteriormente em outras mensagens. A palavra de Prov 4.24, falsidade,  no hebraico, traz a idéia de desvio, de desonestidade, de perda de parâmetros da verdade. Assim também, a palavra perversidade significa literalmente "autoridade cortada" por desvio da verdade, por perda de respeito. A falsidade e a perversidade devem ficar longe de nosso coração e consequentemente de nossos lábios, se quisermos ser sábios.

Os olhos:
Mateus 6.22,23   "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão"!

Preste a atenção redobrada quando andar. Quem não olha para a frente pode tropeçar ou cair. Essa verdade significa que o andar deve ser firme mas cuidadoso, para que não haja desvio dos propósitos. Nada pior do que "inventar" atalhos. Siga a verdade, ande na verdade como ela foi estabelecida por Deus.

Os pés:
Marcos 9.45   "E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno".
Os pés representam o caminho percorrido. Por onde você anda? O que tem feito? Retirar o pé do mal é não aceitar o erro só porque todos aceitam.  O andar do cristão é um andar na verdade, sem desvios.

Pondere: O que você tem falado?  Você tem cuidado do caminho por onde anda? Por onde tem andado?

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº13: CORAÇÃO SAUDÁVEL

22/2/2012

Comentários

 
Provérbios 4
4.20   Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.
4.21   Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.
4.22   Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.
4.23   Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.


A sabedoria termina por proteger aqueles que a adquirem e a trazer vida e saúde para os que a amam. Por que?
O coração, como sendo o nosso interior espiritual, é enganoso e corrupto (Jer 17). Somos facilmente enganados e nos equivocamos quanto ao entendimento sobre a vida. Salomão nos diz :"sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida". Como uma fonte que jorra água boa ou ruim, assim o coração pode gerar boas atitudes e más atitudes. Depende, então, de como está a saúde dele.

Ora, o coração, ou o "homem interior", precisa ser totalmente mudado pelo Espírito Santo para poder gerar bons frutos, para viver em sabedoria e entendimento.
A pergunta que fica para ser respondida é: Como se guarda o coração?

1. Guarde a Palavra de Deus dentro de você. Leia a Bíblia, medite nela, fale dela, aplique-a à sua vida, fique atento para os versos que dizem respeito a situações específicas de seu viver diário, ouça mensagens, músicas que tragam bons princípios cristãos.

2. Preste atenção ao que entra em sua mente pelos 5 sentidos. Mantenha-se puro.

3. Renove o seu entendimento diariamente. Pergunte-se sobre quais são os propósitos que Deus tem para a sua vida e amolde-se a eles.

4. Ore. A oração é a entrega do espírito nas mãos de Deus. Fale com Ele, converse com Ele diariamente, várias vezes ao dia.

5. Participe de uma igreja que seja cristã, séria, que tenha a salvação somente através de Cristo e que seja comprometida com a Bíblia inteiramente.

Guardando o seu coração sua vida será muito mais saudável em todos os sentidos. Medite nisso: Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº12: FUJA DO ENGANO DO PECADO.

17/2/2012

Comentários

 
Provérbios 4
4.14   Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus.
4.15   Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo;
4.16   pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;
4.17   porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.
4.18   Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
4.19   O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.


Particularmente sofro quando vejo que pessoas que receberam tanta ministração Bíblica, no passado, E hoje andam de braços dados com a bebedice, com a imoralidade, com o desamor, etc. São pessoas que demonstram que jamais aprendem: 
"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,  que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade". 2Timóteo 3.1-7

Aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade! Triste não é mesmo?

A sabedoria está em se evitar a todo o custo, o mal. Salomão diz: "Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo". A ênfase é honesta e séria: faça todo o esforço possível para evitar o erro!

Quem quer viver bem, ter dias felizes, manter um casamento cheio de amor e compreensão, educar os seus filhos e vê-los andando em paz, precisa ter uma atitude positiva, forte, deliberada contra o pecado. O que é errado é errado! Não vai mudar porque você quer ou porque você o ignora. Ignorar o terremoto não fará você escapar da energia liberada da Terra.

"O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam". É a mais pura realidade!

Por que não parar e pensar nisso? Avalie as suas atitudes com base na realidade dos valores cristãos e não nos seus desejos carnais. Porque cada vez que você busca o álcool para se divertir, passa por cima de valores morais para ter prazer, e se entrega às festas que são apenas apelos aos seus desejos sexuais, isso é a mais pura carnalidade. Diz a Bíblia:"Porque o pendor da carne dá para a morte: mas o do Espírito, para a vida e paz". Romanos 8.6
Não dá para mudar o que Deus determinou! Quem plantar, vai colher!


Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº11: ADQUIRA A SABEDORIA

15/2/2012

Comentários

 
Provérbios 4
4.7   O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.
4.8   Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará;
4.9   dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

As rápidas e constantes mudanças em nosso mundo têm produzido pessoas estressadas, insatisfeitas e sem esperança. Isso porque o excesso de informação, os leques de oportunidades e a exigência da sociedade e do mercado, acabam por trazer às pessoas a sensação de que não vivem o suficiente para abraçarem tudo.

Estive lendo um artigo sobre crianças que estão tristes, insatisfeitas e estressadas. As razões são várias mas uma delas fala do excesso de atividades a que esses pequeninos são submetidas. Os pais pensam que estão formando futuros executivos de empresas ao invés de filhos!

Salomão apresenta uma obviedade interessante: "O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria". Pode parecer uma simples afirmação, mas é o que mais necessitamos compreender.

Adquirir sabedoria tem a ver com aprender dos pais, em primeiro lugar. Dizemos sempre que o "berço" é importante, e o é, na medida em que os pais entendem que há valores mais importantes do que ensinar duas ou três línguas para a criança, dar a ela aulas de artes marciais, balé, etc... Valores que não são ensinados nas escolas: valores espirituais que só podem ser encontrados na Bíblia.

Os pais precisam compreender a sua função, como disse Salomão: "Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes". (3-5)

Por outro lado, os filhos precisam ouvir os pais, dar a atenção devida ao que dizem. A idade, a experiência, as fases difíceis da vida ensinam muito. Aliado a isso, se os pais forem cristãos, toda a sabedoria que adquiriram ao longo de sua jornada espiritual, deve ser levada em consideração pelos filhos que desejam "adquirir sabedoria".

Adquira a sabedoria vivendo uma vida conectada ao Senhor. Quanto mais você se entrega ao Deus Eterno, mais aprenderá com Ele a verdadeira sabedoria.

Adquira a sabedoria lendo e meditando nas Escrituras Sagradas. Tenho repetido isso porque é fundamental. Sem a Bíblia o conhecimento necessário para que a sabedoria se estabeleça, fica ausente.

Adquira a sabedoria aprendendo com os seus próprios erros. Parece que os países que não aprendem com os erros do passado. Continuam agindo como se não existisse amanhã! Os indivíduos que habitam nesse país precisam aprender com a história, ler as entrelinhas dos acontecimentos.

Adquira a sabedoria sendo focado nessa busca, ou seja, não deixe para amanhã, não procrastine. Seja um buscador, alguém que deseja conhecer mais e mais da sabedoria que vem do alto.

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº 10: RETOS, JUSTOS, HUMILDES E SÁBIOS

14/2/2012

Comentários

 
Provérbios 3
3.31   Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos;
3.32   porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade.
3.33   A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa.
3.34   Certamente, ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.
3.35   Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia.


O paralelismo da poesia hebraica é vista sempre quando temos a repetição, ou melhor ênfase de um princípio num mesmo verso ou no seguinte. Por exemplo: "A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa. Certamente, ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes". Veja que o perverso tem a casa amaldiçoada e ele é escarnecido. No entanto a morada do justo é abençoada e ele (humilde) recebe do graça do Senhor. A repetição, ainda que não com as mesmas palavras, tem o mesmo significado. Os antigos usavam muito o paralelismo para que, ao transmitirem os princípios oralmente, ficasse mais fácil para comunicarem e para serem entendidos.

Seguindo esse raciocínio, o texto de Provérbios 3.41-35 nos apresenta que:
- O homem violento, o perverso, o escarnecedor tem um caminho de destruição e morte e é amaldiçoado.
- O homem reto, justo, humilde e sábio tem a intimidade do Senhor, tem a sua morada abençoada, recebe graça do Senhor e herdará a honra.

A sabedoria está em discernirmos alguns princípios aqui desenvolvidos:

1. O sábio rejeita sentir inveja do homem violento. Mas quem, em sã consciência, sente inveja do violento? O violento é aquele que consegue benefícios utilizando meios ilícitos. Aparentemente está livre de condenação porque compra a lei e a mentira. No entanto, diante de Deus, é visto como o perverso, aquele que tem a casa amaldiçoada e não tem a aprovação do Senhor. O perverso cai, a qualquer momento, e leva consigo toda a sua casa. A casa amaldiçoada não é apenas a moradia, mas os que nela habitam.

2. O sábio vive na retidão porque sabe que o seu relacionamento com Deus está resguardado de toda e qualquer maldição. O reto é aquele que anda firme, forte, como a corda que segura a barraca no chão diante das tempestades.

3. O sábio é humilde e vive na convicção de que não "conquista" as bençãos, mas as recebe do Senhor como um presente. Sua moradia tem a aprovação do Senhor. Sua casa, seus familiares acabam sendo guardados, protegidos por causa dele.

4. O sábio herda a honra porque vive na guarda do seu nome, do nome do seu Senhor, do nome de sua casa.

Na meditação da Palavra de Deus, entendemos verdades profundas e maravilhosas. Continue lendo, estudando, buscando.

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº9: VALORIZE O SEU PRÓXIMO

10/2/2012

Comentários

 
Provérbios 3
3.27   Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.
3.28   Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo.
3.29   Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente.
3.30   Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal.

Valorize o próximo. A sabedoria está em se praticar a bondade para com todos, indistintamente.
Se você pode ajudar, ajude. Se tem algo a dar, dê. Se pode dar do seu tempo, faça isso.

O sábio enobrece o vizinho, valoriza as pessoas ao seu redor, porque entende que todos nós fomos criaturas de Deus nesta terra. A atitude de ajudar ao próximo foi enobrecida por Jesus na parábola do bom Samaritano (Lucas 10.30-37) mostrando que o importante não é quem passa por perto do carente, mas o carente em si.

Diariamente milhões de pessoas pedem ajuda a milhões de outros que não estão nem aí. Passam os ricos e os pobres, os doutores e os sem estudo. Quem são os importantes? Na sabedoria de Deus, o importante é o necessitado.

28   Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo.
Assim também disse Tiago 2.15,1: "Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso"?

A atitude de sabedoria está em se colocar no lugar da pessoa. Quem está com frio deseja ser aquecido. Você já passou frio? Quem está com fome deseja ser alimentado. Você já passou fome? Quem está com problemas quer falar. Você já procurou alguém para lhe ouvir?

Lute pelos seus direitos, mas proteja as pessoas. Não se irrite contra quem nada lhe fez. Seja gentil; aja como Jesus Cristo agiu.

Com amor

Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº 8: HONRA E RIQUEZA

9/2/2012

Comentários

 
Provérbios 3
3.9   Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
3.10   e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.


Sabedoria é não achar que o que temos em mãos nos pertence. O senso de pertencimento é necessário ao ser humano. Queremos pertencer a uma família, a um grupo, a uma equipe de trabalho. Mas também queremos que as "coisas" nos pertençam. Trabalhamos, ganhamos e compramos. É justo que digamos que é nosso. Veja:
Salmo 24.1   [Salmo de Davi] Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
Tudo pertence ao Senhor. Nós pertencemos a Ele. A terra pertence a Ele. O mundo pertence a Ele.

O que pensamos ser nosso, não nos pertence porque não podemos tê-los para sempre. Quem pode levar para a eternidade os terrenos, carros, jóias, casas, etc.?

No entanto, temos direitos sobre coisas porque assim as leis dos países nos garantem. Por um pouco de tempo nos sentimos proprietários, enchemos os nossos olhos com os bens que adquirimos.

Honrar ao Senhor com os bens tem, em primeiro lugar, a conotação de que tudo pertence a Ele e devemos, como bons mordomos, dar ao Senhor a honra devida. Cuidar das coisas, cuidar das riquezas, cuidar do que adquirimos, de forma que não haja injustiça, ilegalidade, desonestidade.

Honramos também a Deus através da boa aplicação dos bens. Tudo pertence ao Senhor e, como mordomos, apenas administramos o que é dEle. Se Ele nos der a ordem para doar, doamos. Se nos der a ordem para vender, vendemos. Ele é o proprietário dos bens, ainda que adquiridos por força de nosso trabalho.

Honramos ao Senhor com a fidelidade para com a Palavra de Deus. Dízimos e ofertas são atitudes de desapego material. Doamos para a causa de Cristo porque entendemos que ela necessita de nosso apoio, orações, dedicação, voluntariado, etc.

Honramos a Deus quando não permitimos que as riquezas tomem o nosso coração. O trono de nossa vida deve estar ocupado por Jesus Cristo. Os bens são coisas que vêm e vão. Temos que abrir o coração para essa verdade. O tesouro em nós é Cristo e não o quanto temos no banco.

Honramos ao Senhor quando trabalhamos com honestidade, vigor, destemor e integridade. O trabalho é uma benção de Deus e não uma maldição. Trabalhar é honroso, dignifica nosso ser. Mas o trabalho precisa ser honesto, de boa fama, que não se entregue aos planos diabólicos e ambiciosos da desonestidade.

O resultado é que "se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares". Interessante que doar, honrar a Deus, servir ao próximo, traz mais riqueza. Esse princípio é verdadeiro e muitos, até quem não crê em Deus ou não confessa a Jesus Cristo como salvador, já o descobriu.

"A Fundação Bill e Melinda Gates doará 750 milhões de dólares para lutar contra a Aids, a tuberculose e a malária, anunciou Bill Gates (Janeiro 2012).

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº7: RECONHEÇA O SENHOR

8/2/2012

Comentários

 
Provérbios 3
3.5   Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
3.6   Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
3.7   Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;
3.8   será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.


"Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas, eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais." (D. Pedro II)

O testemunho de tanta gente que se valeu da Bíblia para obter sabedoria, deveria nos inspirar a tomarmos atitudes mais diretivas em relação a ela e a Deus.

A sabedoria está em entendermos a nossa limitação e a grandiosidade de Deus. Salomão disse que não devemos nos "estribar" em nosso próprio entendimento (5) porque nossa compreensão é limitada e equivocada. Entendemos que o que vemos e como vemos é tudo o que precisamos aprender. Mas somente quando cedemos ao convite de Deus de colocarmos toda a nossa confiança nEle, é que obtemos a verdadeira sabedoria.

Fique atento aos seus caminhos e ouça a Deus em cada momento, a cada passo. Uma boa pergunta que ainda move corações é: O que Jesus faria se estivesse em meu lugar?
Reconher a Deus em todo o tempo é dar a Ele a direção da vida, é ouvir a Sua Palavra dando o direcionamento.

Reconheça que você é pequeno, falho, incapaz de compreender tudo. Dê a Deus o volante de seu carro para que Ele o leve para onde deseja. Nas palavras do salmista: Salmo 39.4   Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.

Reconheça que a sabedoria de Deus é milhões de vezes maior , mais pura, mais inteligente do que a sabedoria humana. O que precisamos fazer é conhecer a Deus:
Oséias 6.3   Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Reconheça que o mal existe e que atua em nosso mundo. Ignorar o inimigo não o faz sumir. O inimigo dos cristãos é o diabo e não as pessoas. Ele atacou a Jesus, a todos os servos do Senhor em todo o tempo, mas jamais venceu, porque Jesus edifica, Ele mesmo, a Sua igreja.

Que o Deus que nos conhece nos ajude a viver para Ele, reconhecendo a Sua presença em todo o tempo.

3.8   será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.

Com amor
Pr. nasser

Comentários

SABEDORIA Nº6: SEJA BOM E FIEL.

7/2/2012

Comentários

 
Provérbios 3
3.1   Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
3.2   porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3.3   Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração
3.4   e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.


A palavra benignidade (3), no hebraico antigo, tem o significado de "dobrar o pescoço em direção a uma pessoa em sinal de gentileza". A palavra fidelidade: "algo que prende ou sustém algo; passar a força ou habilidades para a próxima geração".

Atar ao pescoço a benignidade e a fidelidade vai resultar em graça diante de Deus e diante dos homens.

Seja benigno sempre. A sabedoria exige pessoas gentis, que vejam o outro com bondade e misericórdia. A benignidade é a expressão visível de um coração bom.
Seja fiel sempre. Sua atitude de firmeza aos valores espirituais lhe dará o privilégio de vê-los passaram para as próximas gerações.

Como é que benignidade e fidelidade nos levam a achar graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens?

Benignidade e fidelidade são valores eternos, ou seja, valem em todos os lugares, não importando as época ou as culturas. Deus se agrada de pessoas que agem assim porque são valores do coração do Senhor. Deus é bom e fiel e Ele não muda os seus atos por conta de mudanças em nós ou no mundo. Ele continua bom e fiel.

Seja bom e fiel para com a sua família. É no ambiente familiar que os seus valores serão avaliados, confrontados e aprovados. Bondade e fidelidade sempre agirão em seu favor.

Seja bom e fiel na sua profissão. Respeite o seu próximo, aja com gentileza para com todos. Seja fiel aos valores eternos e firme na prática dos mesmos. Ser bom não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é a expressão de um coração forte e um espírito reto.

Seja bom e fiel mesmo quando tudo pareça conspirar contra você. O mundo está repleto de injustiças, de brigas e divisões. Quem age com sabedoria, age com benignidade e fidelidade em todo o tempo.

Deus é bom; Deus é fiel.

Se você pretende achar graça diante do Senhor Deus e diante do mundo que nos cerca, seja benigno e fiel.

Com amor

Pr. Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº5: PRESERVE A VIDA

5/2/2012

Comentários

 
Provérbios 2
2.10   Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.
2.11   O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;

Desde que nascemos tudo é feito para nos preservar a vida. A alimentação materna, as visitas aos médicos, os remédios quando estamos doentes, os cuidados em casa, higiene pessoal, limpeza do ambiente, carinho, palavras ensinadas, etc.

Preservação da vida é por demais importante porque somos frágeis. Uma refeição com comida contaminada e pronto: a vida pode ser ceifada. Uma briga na rua e a morte pode chegar mais cedo. Uma decisão errada e o casamento vai por água abaixo, e assim por diante.

Preservação é fruto da sabedoria de decisões inteligentes, de bom siso.

Preserve a sua mente. Preserve-se do pessimismo, dos pensamentos de morte e destruição. Preserve a sua mente cuidando do que nela entra através dos sentidos. Você será o que a sua mente determinar, a não ser que você dome os seus pensamentos, pela força do Espírito Santo (Filipenses 4.8).

Preserve o seu espírito. O espírito humano é o nosso verdadeiro ser. O espírito precisa nascer de novo, através da intervenção do Espírito de Deus, que nos convence que somos pecadores necessitados de um só salvador: Jesus Cristo (João 14.6; 16.8-11; 3.3-6).
Preserve o seu espírito dos ataques constantes contra a sua fé. Não se trata de viver defendendo o que você crê, mas de buscar encher a sua mente e o seu espírito da Palavra de Deus (Romanos 8.1,2).

Preserve o seu corpo. A saúde está no equilíbrio. É imperativo que lutemos contra as intervenções exageradas contra o corpo, e mantenhamos saúde em tudo: higiene pessoal, alimentação equilibrada, exercício físico, sono de qualidade, etc.

Preserve a sua vida moral, os seus valores comprometidos com a sua fé. Fuja da prostituição e do adultério (Provérbios 2.16-19).

Preserve o seu direito de dizer não aos perversos: "para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas" (2.12,13).

2.20   Assim, andarás pelo caminho dos homens de bem e guardarás as veredas dos justos.

2.21   Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.

2.22   Mas os perversos serão eliminados da terra, e os aleivosos serão dela desarraigados.

Comentários

SABEDORIA Nº4: SEJA RETO.

4/2/2012

Comentários

 
Provérbios 22.6   Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
2.7   Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,
2.8   guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.
2.9   Então, entenderás justiça, juízo e eqüidade, todas as boas veredas.


Assim como a corda que segura as paredes da tenda no deserto devem ser firmes, bem esticadas, bem retas, assim também devem ser aqueles que desejam ser sábios. Esse é o significado da palavra "retos" no verso 7.

A corda deve ficar fixa, senão a tenda será arrancada pelo vento. Sua função é essencial para que a casa não se mova, não seja destruída e nem destrua o que há internamente nela.
Corda frouxa não serve para segurar a casa.
Assim é o que anda por caminhos tortuosos, que não se mantém firme e fiel nos ensinamentos do Senhor.

Quantos por razões diversas têm se desviado da fé, abandonado princípios eternos e deixado o seu posto? Por isso são arrancados de seus lugares e o resultado é apenas vergonha e dissabores.
Seja reto aos olhos de Deus. Ande na linha, fique firme na sua função de sustentador dos princípios.
Seja reto para que o juízo lhe seja misericordioso. Se for julgado será encontrado limpo.
Seja reto para que a justiça de Deus se manifeste. A justiça são os valores dos mandamentos do Senhor.

A verdadeira sabedoria é para os retos. Se há verdadeira é porque há a falsa. Tiago (3.14,15) nos diz que há uma "sabedoria" que deve ser expurgada de nossas vidas:
"Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.   Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca". 

Os retos não viverão com inveja amargurada e sentimento faccioso. Os retos receberão o presente do alto, a sabedoria do Senhor, e viverão para melhorar suas vidas e onde vivem.

Seja reto nos negócios. Seja reto nos acordos. Seja reto com suas palavras; cumpra-as. Seja reto com a família, segure as cordas da tenda.

"Então, entenderás justiça, juízo e eqüidade, todas as boas veredas".

Com amor
Pr. Nasser                            

Comentários

SABEDORIA Nº3: SEJA HUMILDE.

3/2/2012

Comentários

 
Provérbios 2
2.1   Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,
2.2   para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento,
2.3   e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,
2.4   se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,
2.5   então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.


A sabedoria não é algo que simplesmente acontece em nossas vidas. Ela é fruto de uma busca incessante, de uma procura perseverante e ativa. Não se pode esperar que a sabedoria caia, um dia, sobre a nossa cabeça, e a partir de então seremos melhores e mais sábios.

Tudo começa com a humildade. A característica da humildade é o desejo de aprender, de conhecer, de pedir. O humilde busca porque não sabe e ainda que saiba, quer conhecer mais. Já o soberbo declara não apenas que sabe, mas quer ensinar a todos. O soberbo não pára para ouvir, para buscar conhecimento e por isso suas declarações são sempre superficiais.
O humilde, pelo contrário, sabe que há alguém maior que tem toda a Sabedoria, que tem todo o Entendimento, e que está disposto a compartilhar conosco de seu coração, simplesmente porque nos ama e quer o nosso bem. Esse alguém é o Senhor Deus.

No texto acima, o pai a falar, ainda que tenha sido o próprio Salomão, representa Deus. É o Pai Celestial dizendo: ... se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos...
Deus quer que você e eu sejamos mais sábios através de uma atitude humilde de ouvir às Suas Palavras e entregar-se aos seus mandamentos. Ele sabe que em nós não habita bem algum, que não há sabedoria em nosso DNA. Precisamos desta "inclinação" do coração ao entendimento que vem do coração do Pai, para que aprendamos a ser sábios.

Seja humilde e ouça. Pare para ouvir, dê atenção ao que Deus diz. Não faça afirmações superficiais resultado de suas observações diárias. Não coloque na boca de Deus o que Ele jamais falou. Não seja sábio aos seus próprios olhos.

Seja humilde para reconhecer que precisa de ajuda. Quem se acha "suficiente" está com o tanque cheio e não vai buscar mais da água da vida. Paulo diz que ele não era suficiente para o conhecimento dos mistérios de Deus (2Coríntios 2.16).

Seja humilde para buscar a sabedoria diariamente. Não se aprende do ar, do vento, dos negócios, dos relacionamentos. Aprende-se sabedoria através da Bíblia. Aprende-se a ser sábio buscando o entendimento do Senhor com mais desejo do que se busca o sustento financeiro.

Seja humilde para orar. Quem ora é porque depende de Deus. Quem não ora é porque acredita mais em si mesmo do que no Senhor. Ore como se tudo dependesse disso. Ore com desejo, com intenção de buscar mais do Senhor, de conhecer o Seu coração. Ore com o desejo de entregar-se, de sacrificar-se de renunciar aos seu próprio conhecimento, aos seus próprios desejos.

Então: entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.

Com amor

Pr Nasser

Comentários

SABEDORIA Nº2: ESCOLHA BEM.

2/2/2012

Comentários

 
Provérbios 1
"Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas". (10)


Escolha muito bem com quem você deve andar. O ditado popular é verdadeiro: Diga-me com quem andas, e te direi quem és. O conselho do rei Salomão vai muito além orientando que as relações humanas precisam de limites.
Não é porque é um amigo a oferecer um negócio ilegal, que se deve acatar. O NÃO bem dito é muitas vezes melhor do que um SIM dado somente para agradar.

(15) Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;
(16) porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue.


Há sabedoria quando se escolhe bem. Escolha bem as suas atitudes e não leve em conta o "respeito humano", ou melhor, o politicamente correto. Muitos, para agradarem a seus pares, chefes, amigos ou parentes, já entraram em situações bastante constrangedoras, quando não, de prejuízo, de imoralidade e de crime.

Escolha bem os seus companheiros pela escolha de sua conversa. O que você diz e como diz, declara quem você é. Escolha o conteúdo dos seus diálogos e logo os que estão ao seu redor irão respeitar os seus valores e acatar as suas decisões.

Escolha bem os lugares por onde anda. Há violência em toda a parte, mas há lugares que são mais suceptíveis ao crime. Lugares onde a bebida alcoólica é cultuada, lugares de imoralidade e vícios variados, propiciam resultados desastrosos.

Escolha bem o horário de sair, de se divertir.  Sobre a embriaguês, por exemplo, o apóstolo Paulo diz: "Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam". 1Tessalonicenses 5.6. 
As noites e os lugares: escolha bem o que fazer, onde ir, com quem ir.

Escolha bem os seus hábitos. Os hábitos devem ser bons, saudáveis, que gerem edificação para si e para os outros.
Escolha bem o seu trabalho,  a sua profissão. A ambição exagerada (se é que há boa ambição!), é certamente destruidora. Cuide de seu nome, de seus valores, de suas escolhas no ambiente de trabalho. Conquistar o seu lugar ao sol, ganhar o seu pão, crescer profissionalmente são boas escolhas, mas devem ser envolvidas em valores éticos.
Escolha ouvir e obedecer a Deus. Leia a Bíblia e pratique-a.
Com amor

Comentários

SABEDORIA Nº1: TEMA A DEUS.

1/2/2012

Comentários

 
Provérbios 1
1.7   O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.


Esta é a primeira de muitas mensagens no livro de Provérbios. Quero ser suscinto e ao mesmo tempo manter um conteúdo sério, comprometido com a Bíblia e prático para o dia a dia. Não sei quantas mensagens teremos, porque há 31 capítulos neste livro tão fabuloso. Vamos seguindo, dia a dia, lendo os capítulos e buscando a sabedoria. Que o Rei Jesus, Rei dos reis, Sábio dos sábios, nos ilumine o coração nesta jornada.

Desejo usar um capítulo para cada meditação ou teremos várias meditações no mesmo capítulo. O importante é que você procure ler o capítulo de Provérbios a que estou me referindo. Em nossa meditação os versos do capítulo estudado aparecerão entre parênteses, cada vez que me referir a ele.

A palavra sabedoria, no livro de Provérbios, aparece cerca de 45 vezes, sendo que destas, a palavra hebraica "chokmah" aparece 41 vezes. O significado genérico desta palavra é: A habilidade para decidir ou discernir entre o bom e o mau, entre o certo e o errado.

Sabedoria não é conhecimento, mas pressupõe o conhecimento. A pessoa sábia é  aquela que consegue discernir, escolher bem após ter buscado exaustivamente o conhecimento. É a prática do mesmo.
Salomão, o autor de Provérbios, tinha sabedoria e conhecimento o que lhe capacitou a, com a graça de Deus, escrever sobre tantas áreas distintas da vida.

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (7).

Tudo vem de Deus, nasce nele, está vinculado a Ele. Dele vem o conhecimento, a justiça, o juízo, a prudência, as habilidades. De Deus vem a graça para que consigamos discernir entre o certo e o errado, entre o bom e o ruim, entre o que agrada a Deus e o que não O agrada.

Seja, então, sábio aos olhos de Deus. Tema a Ele, reconheça que dEle vem tudo o que você precisa e ande na força que Ele concede.

O sábio é uma pessoa humilde que reconhece que precisa aprender. Para isso ele ouve, busca o conhecimento, examina com perspicácia e depois toma as decisões.
O sábio, segundo as Escrituras, é alguém que ama a Deus, que O reconhece em todos os seus caminhos, que se prostra em reverência ao Senhor e à Sua Palavra. É alguém que vê a sua vida como parte da vida de Deus e não o contrário.

O sábio ama o conhecimento; o louco o despreza (22). O sábio ouve aos seus pais, tem respeito pelos seus progenitores.

O sábio sabe controlar os seus desejos e as tentações. Rejeita o espírito de ganância porque sabe que ele mata os que a ele se entregam (19), e foge das atitudes ilegais (10-19).

O sábio não aceita pecar contra Deus em hipótese alguma. Quer agradar ao Senhor e viver para exaltar o Seu nome. Sabe que "... o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal" (33).

Com amor
Pr. Nasser

Comentários

    Conheça a Igreja Trinity Online

    Igreja Online

    Mensagem Minuto.
    Clique abaixo e ouça o podcast


    Visite abaixo mensagens essenciais:

    Janeiro 2021
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Outubro 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011
    Maio 2011
    Abril 2011

Pensamentos Essenciais

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória."
Colossenses 3.1-4 - RA

Contact Us